Os pequenos negócios mineiros representam 99,2% da força produtiva de Minas Gerais. Eles são responsáveis por 59% dos empregos no estado e vêm mantendo a liderança no saldo de vagas geradas em todo o país. Entre janeiro e agosto deste ano, o segmento gerou 79.226 empregos em Minas, mantendo positivo o saldo de contratações. A relevância do setor para o equilíbrio econômico é reconhecida no calendário nacional, com o dia 5 de outubro dedicado às Micro e Pequenas Empresas (MPE).
Para marcar a data, o Sebrae promove, em diversos estados do país, uma mobilização de atendimento aos empreendedores. O movimento, chamado de Valorize o Pequeno Negócio, está marcado para o dia 3 de outubro (quinta-feira). Atendentes do Sebrae estarão nas ruas, indo ao encontro dos empresários, que também poderão acessar serviços do Sebrae, além de conteúdos relacionados a inovação e empreendedorismo, no hotsite do movimento ou no portal.
Em Minas Gerais, mais de 60 atendentes do Sebrae vão às ruas no dia 3 de outubro para oferecer orientação gerencial e realizar um mapeamento dos principais desafios enfrentados pelos empresários. Em Montes Claros a ação também será realizada.
A Regional Norte do Sebrae Minas tem como meta atender até dezembro 4.534 empreendedores por meio do projeto. Até dezembro, a meta é que 69.600 empreendedores de todo estado recebam a visita de atendentes que atuam no projeto Sebrae na sua Empresa.