Tão importante quanto poupar é saber onde investir o dinheiro. Essa é máxima do diretor industrial da Coteminas-Montes Claros, José Jacinto Costa Henriques, que ministrará, no IFNMG-Campus Montes Claros, a palestra “Como investir na Bolsa de Valores”. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 19h, com entrada gratuita.
Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Campus Montes Claros, a palestra é direcionada para toda a população de Montes Claros interessada em entender esse universo dos juros compostos e dos investimentos. De acordo com o palestrante, é preciso desmistificar a ideia de que a Bolsa de Valores é um cassino ou especulação. “Se você está preparado, educado financeiramente, a Bolsa de Valores é um lugar onde o seu dinheiro pode render, já que com ela é possível ter uma remuneração maior em relação ao que a renda fixa está pagando hoje”, afirma o palestrante, formado em Administração, com MBA Executive Marketing pela FGV-RJ e MBA pela Ohio University.
De acordo com Henriques, o especulador é quem quer ganhar dinheiro em curto prazo; o investidor é aquele que quer ter um ganho a longo prazo. “O investidor é aquela pessoa preparada”, resume o diretor. Para estar preparado, o palestrante falará sobre aspectos importantes da Brasil, Bolsa e Balcão (B³). Para quem não sabe esse é o nome oficial de uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, que tem como visão conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais, junto aos clientes e sociedade, potencializando o crescimento do Brasil.
Considerando o cenário político e econômico atual, a palestra mostrará que os brasileiros podem se libertar do sistema de previdência público, realizando investimentos inteligentes no mercado financeiro, tendo que para isto se associar-se a empresas inovadoras que movimentam a economia nacional, quando não contando também com players globais. Para além disso, a proposta do evento é desmitificar a B3 como investimento destinado exclusivamente para grandes investidores e que apesar de apresentar-se volatilidade, o risco pode ser gerenciado.
A participação é gratuita. A fim de garantir a entrada para a palestra, já que as vagas são limitadas, inscreva-se antecipadamente por meio do link.
Educação financeira é o caminho
Durante o evento, o servidor Cláudio Márcio Dias Ferreira, chefe do Núcleo de Relações com o Mundo do Trabalho, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, irá apresentar aos participantes um pré-projeto sobre Educação Financeira. “A premissa do projeto é que com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos a elas associados e, então, façam escolhas bem embasadas, saibam onde procurar ajuda e adotem outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, a Educação Financeira é um processo que contribui, de modo consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”, afirma o servidor.
Fonte: Ascom do IFNMG