A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (29 de agosto) a operação nomeada “Tabernam” para o combate ao tráfico de drogas em Monte Azul, no Norte de Minas. De acordo com a PC, a ação visa o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e sequestro de bens móveis e imóveis.
Foram expedidos 44 mandados judiciais e até o momento cerca de 17 pessoas já haviam sido presas e cinco adolescentes detidos. A operação, que ainda está em andamento, apreendeu ainda com os suspeitos celulares, drogas, dinheiro e jóias.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações iniciaram há três meses, sob coordenação do Delegado Dr. Eujecio Coutrim e o serviço de inteligência descobriu que um dos traficantes anunciava de forma organizada a venda das drogas através das mídias sociais.
“Eles vendiam os entorpecentes em uma página nas redes sociais. Era tudo organizado desde o contato do usuário até a entrega da droga. Eles se cercavam de todo o cuidado para evitar Investigação por parte da Polícia Civil “explica o Delegado Eujecio Coutrim.
Segundo a PC, dois bares que funcionavam como pontos principais de venda, foram interditados e os proprietários foram presos e um deles é apontado como um dos líderes do esquema; ainda segundo a polícia, este homem teria comprado um sítio, uma casa e dois carros com o dinheiro das vendas das drogas, bens que foram interditados e estão a disposição da Justiça.
A PC ainda explica que o grupo criminoso era formado hierarquicamente com chefes, fornecedores, responsáveis pela comercialização das substâncias e os recrutadores de novos integrantes para fortalecer o bando. Todos os presos estão sendo levados para a delegacia da cidade.
A ação conta com o apoio aéreo do Helicóptero da Polícia Civil, em Belo Horizonte, bem como o reforço da equipe do Canil de BH. Participam da operação, 100 Policiais Civis, entre Delegados, Investigadores, escrivães e Peritos, efetivos da Delegacias Regionais de Montes Claros, Januária, Janaúba e Taiobeiras.