Com o objetivo de capacitar a população para a identificação de uma parada cardiorrespiratória (RCP), o SAMU Macro Norte, realizará neste sábado (24 de agosto), em Montes Claros, o Dia da Reanimação Cardiopulmonar. O evento que está na sua 5ª edição acontecerá, simultaneamente, em três locais diferentes; na área de estacionamento do Mercado Municipal de Montes Claros, das 7h às 10h, além das praças de alimentação do Shopping Ibituruna e do Montes Claros Shopping, entre 14h e 17h.
De acordo com o órgão, a ação visa capacitar a população para saber identificar uma parada cardiorrespiratória e ensinar a se portar diante uma vítima, pois ações rápidas e precisas são determinantes para a sobrevivência da pessoa. Segundo o Samu, em 2018, quase mil pessoas passaram pelas estações com manequins realísticos e aprenderam as técnicas de RCP.
“A expectativa é atender à público diversificado, já que teremos três pontos de treinamento. A ideia é disseminar a informação! Não, talvez, através de números, mas sim alcançar públicos diferentes, pois cada local possui sua característica”, disse o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Lopes Correia.
O evento contará com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e acadêmicos de medicina para orientar a população a identificar uma parada cardiorrespiratória e ensinar a realizar as manobras de ressuscitação.
Ainda de acordo com o órgão, a parada cardiorrespiratória ocorre quando o bombeamento de sangue pelo coração é interrompido. Dessa forma, o fluxo de sangue para os órgãos cessa de forma súbita e completa. Sem fluxo de sangue para o cérebro, a pessoa perde a consciência; tecnicamente, está morta. Para reverter o quadro, é necessário que a aplicação de manobras de reanimação cardiopulmonar aconteça, enquanto a equipe de resgate chegue ao local.