A Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (Anda) realizará neste sábado (24 de agosto), no Auditório da CDL, das 14h às 18h um mini-curso com a proposta de divulgar e atualizar informações pertinentes sobre autismo. O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, familiares de quem possua algum tipo de transtornos e comunidade em geral.
Durante o evento a psiquiatra Gislene Alves, dará uma palestra sobre o diagnóstico ao tratamento do autismo. De acordo com ela a ação é necessária para que pais e familiares possam entender a importância de sempre estar se educar sobre o tema.
“A palestra vem trazer os sintomas e sinais de autismo que nem sempre são óbvios, principalmente quando o autismo é leve, e a importância das intervenções necessárias e o que isso pode mudar na vida da pessoa. Já no caso de profissional a palestra oferece a oportunidade de estarem se atualizando acerca do assunto”, explica a psiquiatra.
Gislene ainda destaca o grande papel que a Anda vem desenvolvendo na cidade. “Eu acho que um dos mais interessantes papéis da Anda é o de apoio aos pais. De fornecer a eles informações sempre atualizadas sobre o autismo. Além de ser um serviço voltado somente para o autismo, que infelizmente não tem o respaldo do Sistema único de Saúde, mas que a Associação busca de alguma forma conseguir está sempre na ativa, auxiliando as pessoas que precisam”, diz.
No evento haverá ainda uma palestra sobre as dificuldades enfrentadas pelos autistas. A graduanda em Psicologia Asperger e mãe de um adolescente autista, Michelle Malab ministrará o “Treino de Habilidade Social no TEA: Lidando com desafios na vida escolar, afetiva no trabalho e em seu círculo de amizades,da infância a vida adulta”.
As inscrições estão no valor de R$ 25 e podem ser feitas na ANDA, que fica localizada na Rua Rodrigo Costa, Nº 321, no Bairro Canelas. Ainda de acordo com os organizadores as inscrições também estarão sendo feitas no local, mas ressaltam que as vagas são limitadas. Haverá a entrega de certificados para os interessados. Para mais informações no telefone (38) 9 9155-9571.