Na manhã desta terça-feira (20 de agosto), técnicos da Vigilância Sanitária Estadual (VISA) fizeram visita surpresa no Hospital Municipal de Januária (HMJ) para inspeção dos avanços da instituição referente as demandas apontadas pelo órgão no relatório da última visita técnica (foto). A visita, a princípio, esperada para o dia 29 deste mês pegou toda equipe de surpresa. Nossa reportagem entrou em contato com Tays Coelho, coordenadora da equipe da VISA que vistoriava o hospital, por telefone nos disse que no dia 29 está prevista reunião entre os representantes do Ministério Público, do hospital e da VISA, e que a visita poderia acontecer a qualquer dia dentro do período.
Tays Coelho nos informou ainda que houve grande avanço por parte da instituição em relação aos pontos indicados no último relatório que precisavam ser resolvidos, tanto da parte da estrutura quando dos processos internos de trabalho. Entretanto informou que não poderia detalhar quais pontos obtiveram mais avanços ou quais inconsistências, ainda, precisam ser resolvidas. Segundo ela o grupo que visitou o hospital precisa sentar e fazer o relatório em conjunto, uma vez que é preciso ouvir o ponto de vista de cada um dos técnicos da VISA que visitaram o hospital.
Mesmo não respondendo, ainda, sobre quais pontos precisavam melhorar ou quais tiveram melhora acentuada, insistimos na pergunta sobre a participação da enfermagem nesse processo de avanços e melhorias, na qual foi nitidamente percebida pelos técnicos da vigilância. Segundo Tays Coelho, a enfermagem é a maior equipe dentro do hospital, como houve grande avanço, o papel da enfermagem foi fundamental para que isso acontecesse.
Um dos setores visitados foi a Clínica Médica, todas as atribuições que competem a enfermagem, vistoriadas pela VISA, como check list, formulários, classificação de pacientes, foram encontrados preenchidos e em ordem, assim como acessos datados e válidos, escalas de trabalho e atribuições em ordem. A clínica passou por uma grande reforma recentemente, tanto na parte do piso, quanto paredes e alguns mobiliários. Da mesma forma aconteceu nos demais setores com atendimento de enfermagem dentro do hospital, como maternidade, pronto-socorro, CME, pediatria e bloco.
Segundo a coordenadora de enfermagem Gaby Fernandes, frisando o respeito ao que será apresentado no relatório dessa visita pela VISA, disse que houve uma mudança de mentalidade por parte de toda equipe do HMJ para que se conseguisse atender as demandas, e agora é aguardar o parecer contido no novo relatório sobre a situação do hospital, e sobre a liberação do Alvará Sanitário de Funcionamento. E em especial à enfermagem falou em gratidão pelo esforço e dedicação que toda equipe teve. Disse ainda que reunirá todos os colaboradores da enfermagem para agradecê-los pelo empenho e dedicação que tiveram nesse processo e pedir que mantenham o foco e o esforço, “pois não podemos deixar cair o nível do nosso trabalho”, finalizou.
Por: Ricardo Soares