Montes-clarense aprovado em mestrado na Espanha realizará recital para ajudar no custeio do curso

Fotos: Jhonatan Freitas / Arquivo Pessoal

Melodia, harmonia e ritmo. Para muitos a música é apenas essa simples composição, mas para o jovem Jhonatan Freitas, de 22 anos, é a dedicação de uma vida inteira. O músico de Montes Claros, no Norte de Minas, foi aprovado para o mestrado em Música Clássica e Contemporânea para Flauta Transversal Performance na Fundació Conservatori Liceu, localizada em Barcelona, na Espanha, e, por isso, realizará um recital na cidade para conseguir custear as despesas referentes aos estudos.

A apresentação será na próxima sexta-feira (23), a partir das 19h, no Centro Cultural Hermes de Paula, e a apresentação de flauta transversal contará ainda com a participação de outros profissionais da área.

Atualmente Jhonatan trabalha como professor de musicalização infantil e é diretor do departamento artístico do projeto social, Jovens Adolescentes em Busca de Superação (JABS). Ele possui Bacharel em Flauta Transversal pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é formado também pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez no curso técnico que leva o mesmo nome do instrumento.

Talento de família

A paixão de Jhonathan pela música começou muito cedo, ainda criança. Ele conta que foi na igreja, que começou a trilhar os caminhos da música tendo como inspiração, familiares que já fazem parte do meio musical.

“A inspiração para a música veio da minha família que tem vários músicos, meu pai, tio, avó. Eu iniciei meus estudos, ainda pequeno, na igreja onde comecei com a flauta doce porque na época lá não tinha a transversal, depois fui para o conservatório onde fiz quatro anos de flauta doce e três de transversal, quando me formei fui para Belo Horizonte depois para fazer o curso superior”, diz.

Para desenvolver ainda mais as técnicas e a prática instrumental, o montesclarense está prestes a embarcar para a Espanha, onde conseguiu uma vaga para o mestrado na área.

“Há algum tempo eu já vinha acompanhando três instituições que queria estudar, uma em Madri, outra em Barcelona e outra em Portugal. A de Madri eu teria que ter ido lá fazer a prova em fevereiro, mas por questões financeiras não pude ir. A de Portugal eu iniciei o processo, mas não terminei, pois tinha um compromisso na África de um projeto social que participo. A de Barcelona eu iniciei o processo, enviei passaporte, currículo e um vídeo de 30 minutos tocando, por fim depois de toda análise que eles fizeram eu fui aprovado”, contou o músico.

De acordo com ele, o curso terá a duração de um ano e meio e como a aprovação dele foi sem bolsa, necessita arcar com todos os custos do mestrado, um total de R$ 28 mil, valor que ele não tem condições de desembolsar sozinho e por isso ele corre contra o tempo, pois planeja viajar para o exterior ainda no final do mês setembro.

Venda de ingressos

Com o principal objetivo custear os estudos que o músico realizará um recital no Centro Cultural Hermes de Paula, que terá duração média de 40 minutos. Para participar basta adquirir o ingresso que ele mesmo está vendendo, pelo preço de R$ 20. Interessados é só entrar em contato pelo número (38) 9.9120-5097.

“Estamos preparando um repertório que proporcione aos ouvintes conhecer mais sobre a flauta transversal, que varie entre o erudito e a música popular brasileira. Desde o tango do compositor Astor Piazzola, até Tom Jobim. O evento visa também compartilhar com o público a gama de profissionais que temos e o celeiro artístico que Montes Claros abarca. É uma forma de mostrar a arte que tem sido feita em nossa cidade e os artistas que são formados por ela mesma”, destacou Jhonatan.

Estagiário Dihemeson faria, sob supervisão do editor.