Medicina do trabalho implementará ação em saúde no setor de educação em Montes Claros

Foto: Maíra Sapori

Na manhã desta sexta-feira (16), a equipe técnica do serviço de epidemiologia e gestão em saúde da Medicina do Trabalho da Prefeitura de Montes Claros participou de reunião com diretores e supervisores das escolas municipais no auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para definir estratégia para implementação de Ação em Saúde voltada para os servidores da educação.

A partir da análise de dados epidemiológicos e estatísticos o setor de medicina do trabalho, por determinação do secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues de Jesus, vem desenvolvendo diversas ações com o objetivo promover a saúde do servidor, e essas ações acontecem desde meados de 2017, várias secretarias já foram contempladas. Um exemplo foi o Programa Qualidade de Vida no Trabalho, que implantou a ginástica laboral no prédio da prefeitura.

Na medicina do trabalho, duas pesquisas científicas, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissionais em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes, voltadas para o setor de educação, vêm sendo desenvolvidas, uma sobre problemas relacionados à depressão e outra relacionada a problemas de voz, ambas com dados secundários armazenados em banco de dados, autorizadas pelo município e aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unimontes.

A preocupação com o servidor passou a ser o foco principal do setor e da Seplag recentemente, a partir dos dados epidemiológicos internos e da pesquisa científica, medidas foram adotadas como a contratação de médico psiquiatra, implantação de programas de Yoga, aulas de dança de salão e agora a realização da ação em saúde, voltada para a promoção e proteção da saúde do servidor.

Segundo a coordenadora Maíra Sapori, ficou definido que será feito ação em saúde por nucleação das escolas, em horário previamente marcado com os diretores, aproveitando o tempo reservado para estudo em grupo. Ela disse ainda que levar a ação em saúde para a educação estava sendo planejada, uma vez que as demais secretarias já tinham sido contempladas. “Entretanto a equipe estava aguardando a análise dos dados estatísticos, sendo possível agora fazer um trabalho com embasamento técnico e científico, que atenderá aos anseios dos colegas da educação e a determinação do secretário Cláudio Rodrigues e do prefeito Humberto Souto, em voltar os nossos esforços para o bem estar do servidor”, finalizou

Por: Ricardo Soares