Começa segunda fase do projeto Pequenos Notáveis no Mundo do Empreendedorismo em Mirabela

A Escola Municipal Eva Ruas iniciou, nesta sexta-feira (16 de agosto), a segunda etapa do Projeto Pequenos Notáveis no Mundo do Empreendedorismo. O projeto visa despertar o espírito empreendedor em todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental e do EJA, envolvendo 252 estudantes e 44 servidores.

De acordo com a diretora da escola Telma Ramos, a iniciativa é importante para auxiliar no desenvolvimento empreendedor dos alunos. “Esse trabalho é importante para que os educandos passam desenvolver competência para tomadas de decisões, como planejar, superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios e riscos, além estabelecer metas e aprenderem a trabalhar em equipe”, ressalta Telma.

Ainda de acordo com a diretora, a ação pretende contribuir na formação dos alunos, orientando-os a serem independentes e terem a visão empreendedora independente da realidade social em que se encontram. “Acima de tudo, o projeto visa a formação de sujeitos autônomos empreendedores, com uma visão de querer ser alguém na vida e acreditando que são capazes. Nossa escola esta localizada em um bairro carente aqui na cidade, e queremos que eles tenham alguma coisa para fazer, e essa simples criação de uma barra de sabão pode ter um significativo muito grande na vida deles”.

Fases da produção

Na primeira etapa de produção, que é realizar o recolhimento do tradicional óleo vegetal de cozinha usado, que é o ingrediente principal na criação do sabão, a diretora disse que foram recolhidos pelos alunos cerca de 100 litros de óleo. Diante disso, a equipe do colégio ‘colocou a mão na massa’ e experimentou uma receita de sabão em barra, com óleo de cozinha usado; ela informou ainda que na próxima semana as mães dos alunos irão fazer outros testes.

“Hoje foram produzidos cinco litros, conseguimos arrecadar 100 litros e acreditamos que esse número pode aumentar. A ideia é produzir os sabões em barra e vender na Feira de Agricultura Familiar e Artesanato (AgriArte)”, disse a diretora.

Após a produção do sabão, a próxima etapa será a comercialização. Os alunos irão embalar e comercializar na Feira AgriArte. Os valores que forem arrecadados com a venda dos produtos, serão investidos na escola. A comunidade também pode contribuir com o projeto, realizando doações da matéria prima – óleo vegetal – na sede da Escola Municipal Eva Ruas Guimarães que está localizada na Rua Brasil, S/N, no Bairro Bela Vista.