O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a programação da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose em Montes Claros. Os técnicos do CCZ estão visitando unidades de saúde e escolas públicas, localizadas nas regiões onde foi identificado risco maior para a doença, levando informação aos estudantes que, sabe-se, são multiplicadores do conhecimento em seus lares.
A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos flebotomíneos. Considerada uma antroponose, atinge animais e, eventualmente, o homem. Entre os sintomas estão a febre irregular e prolongada, a anemia, a palidez da pele e/ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A doença, que também é conhecida como calazar, pode ser evitada com cuidados simples, principalmente mantendo limpos e livres de entulhos os ambientes que abrigam os animais.
Nesta quarta-feira, 14, a programação está sendo realizada na Escola Estadual Monsenhor Gustavo, no bairro Santo Inácio, na E. M. Professora Eunice Carneiro, no Conjunto José Correia Machado, e na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Independência III, no período da manhã. À tarde, as ações estão agendadas para a Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, no Maracanã. Já na quinta-feira, 15, os agentes do CCZ estarão na Escola Municipal Mestra Fininha, no Ciro dos Anjos, a partir das 8h, e na E. M. Doutor Crisantino Borém, no Maracanã, a partir das 13h30.
Na sexta-feira, 16, a ação acontecerá pela manhã na E. E. Augusta Vale, no Interlagos, e na ESF do Delfino Magalhães. No sábado, último dia da campanha, os educadores do CCZ estarão na Praça Doutor Carlos, entre 7h30 e 13h30, com exposição e realização de panfletagem.
Fonte: Prefeitura de Montes Claros