Começa nesta quarta-feira (14 agosto) as tradicionais Festas de Agosto em Montes Claros. A celebração, que completa 180 anos em 2019, reúne homens, mulheres e crianças em procissões em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. A magia dos Catopês, Marujos e Caboclinhos irá tomar conta da cidade, que já se encontra ornamentada pelas fitas coloridas.
A abertura oficial acontece nesta quarta às 18h30, no Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça da Matriz, nº 32, no Centro da cidade. Mais tarde, às 21h, será realizado o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Portugal, também no centro, m frente da Igreja que leva o nome da Santa.
A parte religiosa do evento irá manter o mesmo percurso dos anos anteriores, com o hasteamento de mastros e o reinado percorrendo as ruas do centro da cidade. De acordo com os organizadores, o principal objetivo da festa é preservar a religiosidade e difundir a cultura norte-mineira. Logo após a abertura, a artista plástica Yara Tupinambá apresentará sua exposição para o público, no Centro Cultural Hermes de Paula, na Praça Doutor Chaves.
Ainda dentro das comemorações das Festas de Agosto será realizado o Festival Montesclariô Capoeira 2019, com o I Encontro de Capoeira. O evento começará na sexta-feira, (16), às 19h, na Praça Doutor Chaves, com o Grupo Cordão de Ouro. No dia 17, sábado, será realizada, às 14h, no Museu Regional do Norte de Minas, uma oficina de capoeira. Domingo, dia 18, encerrando o Festival Montesclariô Capoeira 2019, haverá, às 10h, uma aula livre de capoeira.
41º Festival Folclórico
O 41º Festival Folclórico será realizado em vários pontos no entorno da Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), com diversas atrações gratuitas. A abertura oficial será na quarta-feira (14), às 19h. Logo depois acontece a abertura da exposição de Yara Tupynambá, com trabalhos diversos da artista conhecida e respeitada internacionalmente, cuja produção ininterrupta, ao longo de sete décadas, gerou registros de rara beleza e enorme valor histórico e cultural. A atração estará aberta para a população de 14 de agosto a 15 de setembro, na galeria Godofredo Guedes.
Na quinta-feira (15), haverá, no Auditório Cândido Canela, às 14h, a contação da história “Patrimônio, Experiências e Afetos”, do professor Auiru Tiago. Mais tarde, às 18h, haverá a palestra “Antroposofia, Educação e Cultura”, com os professores Brunno Souto e Auiru Tiago. O evento será também no Auditório Cândido Canela. Nessa mesma data haverá, às 20h, o lançamento do livro “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”, de Auiru Tiago.
No dia 16, sexta-feira, no Centro Cultural, será lançado a obra “O país dos meus sonhos”, da autora Amelina Chaves. No sábado, dia 17, será realizada, no coreto da Praça da Matriz, às 10h, a contação da história “Antônio, a Formiga e o Ser Tão”. À noite, às 19h, o Centro Cultural apresenta o Cinema Comentado, com o documentário “Sujeito Oculto na Roda do Grande Sertão – O Universo de Guimarães Rosa”. Logo após, às 20h, haverá uma roda de conversa sobre o tema.
Para as atrações culturais, assim como no ano passado, um palco e uma arena serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz), onde serão realizados 19 shows musicais, nos cinco dias de festa.
Confira a programação completa da festa
*Com informações da Prefeitura de Montes Claros