Mirabela entra de vez na rota do turismo nacional

No dia 17 deste mês, Mirabela abrirá seu Parque Turístico para visitação de alunos de colégios de Montes Claros. Articulado pelo presidente do Conselho do Turismo (COMTUR) da cidade, Adriano Biscoito, e pelos demais membros, o local já é um grande ponto de busca turística por januarenses e visitantes, até mesmo de outros estados, passa […]
Foto: Jonathan Ferreira

No dia 17 deste mês, Mirabela abrirá seu Parque Turístico para visitação de alunos de colégios de Montes Claros. Articulado pelo presidente do Conselho do Turismo (COMTUR) da cidade, Adriano Biscoito, e pelos demais membros, o local já é um grande ponto de busca turística por januarenses e visitantes, até mesmo de outros estados, passa agora a incentivar a valorização ao meio ambiente já na formação escolar. Distante cerca de 70 km de Montes Claros, possui um grande acervo de cavernas, rios e cachoeiras o parque está inserido no Circuito Turístico Velho Chico.

Segundo Adriano Biscoito, graças ao empenho dos membros do conselho, da população e da prefeitura, Mirabela foi o primeiro município do Norte de Minas a receber o “Selo + Turismo” do Programa Prodetur do Ministério do Turismo. E com a expectativa do recebimento do ICMS turístico, que deverá ser repassado para cidade a partir de janeiro do ano que vem, diversas melhorias estão sendo programadas no local, como implantação de estrutura e do acesso para ampliação da visitação turística assistida com presenças de guias capacitados.

O Parque Turístico é composto pelo Canyon da Usina Velha, antiga usina de energia elétrica da cidade, foi apelidado pelos espeleólogos de Mini Peruaçú, ou Peruaçuzinho, devido sua semelhança com o Vale do Peruaçú em Januária. Suas feições geomorfológicas que apresentam arcos, cavernas, Canyons e vegetação exuberante, entrecortadas por um rio e entre suas cavernas encontra-se a Taiá do Vaqueiro, Prainha e as Caverna Padre Cícero, e sua extensão pode chegar a cerca de 200 metros de distância a partir da sua entrada.


Outro ponto que tem sido utilizado por moradores e visitantes são os paredões destinados à prática do rapel, com presença dos guias locais, próximo ao Rio Brejinho, além da grande queda d’água  que forma uma bela cachoeira, há vários paredões, um maior que o outro, ideal para a prática de rapel, uma prática que há vem sendo explorada há cerca de seid ou sete anos, impulsionado sobretudo pelo grupo Sertão Extremo de Mirabela, que teve grande participação na conquista do selo de turismo, como também o secretário de desenvolvimento Adalto Nilo.

Por: Ricardo Soares