Porta de entrada da população de Januária e quase outras 10 cidades da região, com estimativa de atender cerca de 200 mil habitantes, o Hospital Municipal oferta uma cesta de serviços em saúde pública.
A Maternidade é um bom exemplo de acolhimentos e cuidados pelas vidas das mães, em estado de partos normais ou cesárias, e das crianças na unidade. A maternidade do Hospital Municipal de Januária (HMJ), em levantamento feito nesta sexta-feira (26), registrou a realização de 455 partos, somente neste primeiro semestre do ano.
“Estamos fortalecendo a rede de atendimentos, buscando às necessárias melhorias”, argumentou o diretor administrativo, Jaílton Xavier, ressaltando o empenho da administração municipal e do secretário de Saúde, Deyvison Diaz, nesta força de trabalho.
Nestes cuidados, antes da alta hospitalar, são ofertadas ao recém-nascido as vacinas BCG e a primeira dose da Hepatite B, teste do coraçãozinho e do de olhinho, sendo o teste da orelhinha agendado para a fonoaudióloga.
Além dos cuidados imediatos e mediatos com a saúde do recém-nascido e com a parturiente, como forma de inclusão social é ofertada, ainda, o registro do bebê através da emissão da certidão de nascimento sendo feita ainda dentro da unidade, de forma gratuita.
Para as mães, orientações sobre aleitamento materno, cuidados com curativos e retiradas dos pontos, período de resguardo pós-parto, agendamento da consulta puerperal e do recém-nascido, teste do pezinho, cuidados com o coto umbilical e demais orientações preventivas e, bem como, aplicados questionários da ouvidoria hospitalar buscando avaliação da satisfação do atendimento que estas receberam durante o período de internação.
Por: Ricardo Soares