Com o objetivo de sensibilizar os pais a plantarem uma muda de árvore no nascimento do filho, para que a criança e a árvore cresçam juntos, deixando assim a cidade mais arborizada, a Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reativou o programa “Crescendo Juntos”, que doa uma muda de árvore para a família de cada recém-nascido do município, para que ele cresça com qualidade de vida, num ambiente sustentável e agradável.
O programa já contemplou centenas de famílias com mudas de árvores, fortalecendo a consciência pela preservação do meio ambiente e despertando a responsabilidade das pessoas para com a natureza.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, este é um programa de suma importância, porque garante uma melhor qualidade de vida para a população e ameniza o número altíssimo de árvores derrubadas na cidade.
“Infelizmente, a nossa população tem um péssimo hábito de cortar mais árvores do que planta. Para ser ter uma ideia, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente recebe um pedido de muda para plantar na porta de uma residência, dez pessoas estão pedindo para cortarem suas árvores, mesmo sendo o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades. Por isso este programa é importantíssimo”, informou o secretário,
Ele ainda destaca que o corte de árvore é autorizado somente após análise técnica da Secretaria do Meio Ambiente, que leva em consideração aspectos de saúde da árvore e se ela oferece perigo à população, como a possível queda de galhos sobre pedestres, por exemplo.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Montes Claros