Professores com Licenciatura em Matemática e que têm interesse em participar do Programa Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas devem realizar a inscrição site da inciativa até sexta-feira (28). Uma das exigências é que o profissional tenha experiência mínima de dois anos no exercício da magistratura.
A participação dos docentes prevê a elaboração de conteúdos programáticos a partir da prática de resolução de problemas, trabalhos com grupos de alunos que integram a escola onde ensina ou de instituições próximas. “Acho a iniciativa muito interessante para a escola pública porque ganha o professor e também o aluno”, avalia a docente Ingrid Gomes, que leciona na Escola Estadual Dois de Julho, em Salvador.
Gomes ensina a disciplina há 18 anos e atua na rede pública de ensino há pelo menos 15 anos. Com a vivência em sala de aula, observou que a falta de motivação e de prática ainda são duas grandes dificuldades enfrentadas rumo ao aprendizado pleno. “Os alunos não têm o hábito de estudar em casa e de fazer tarefas que a gente passa. Quando marcamos um teste, não se preparam anteriormente. Então, a grande dificuldade é a continuação do estudo e, basicamente, o apoio da família”, sinaliza a profissional que é pós-graduada em Ensino da Matemática e em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A OBMEP na Escola será segmentada em duas etapas. A primeira acontecerá em 28 de setembro com a aplicação de uma Prova de Habilitação a fim de auferir o conhecimento do docente na resolução de problemas da disciplinas. São seis questões discursivas, com três horas de duração. Os resultados serão divulgados em 26 de novembro.
Os selecionados receberão uma bolsa de Docente do Ensino Básico no valor mensal de R$ 765 para a implementação do programa na escola em que leciona, que poderá ter duração de até três anos com as renovações, a depender da disponibilidade orçamentária do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Os professores receberão formação para aplicar a matemática avançada e, com isto, preparar estudantes para resolverem problemas de maior complexidade na disciplina, inscrevê-los na competição nacional e prepará-los para ambas as fases da OBMEP.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil