O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Montes Claros (CODEMA) vai realizar, em breve, expedições na zona rural de Montes Claros a fim de verificar denúncias de despejo irregular de lixo na beira de estradas e em outros locais inapropriados. A decisão foi tomada e aprovada pelos conselheiros na quinta-feira, 13 de junho, durante a 131ª reunião extraordinária do CODEMA, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A situação é crítica principalmente nos novos chacreamentos, uma vez que algumas pessoas que utilizam os locais para lazer, aos finais de semana, têm deixado lixo para trás, inclusive na beira das estradas. Serão adotadas medidas para coibir estas irregularidades através de orientações e, se preciso, punição dos responsáveis pelas ações que estão degradando o meio ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e também presidente do Codema, Paulo Ribeiro, destacou a importância das diligências e afirmou que não serão medidos esforços para coibir as ações irregulares que prejudicam a natureza. Frisou que as denúncias neste sentido são constantes, mas o órgão agirá com eficiência. “Estamos preocupados com esta questão”, destacou, lembrando que, neste sentido, o Codema está contribuindo para a coleta de lixo nos distritos e em outras comunidades, destinando recursos para a compra de lixeiras. Os trabalhos estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU).
A maioria dos conselheiros aproveitou a reunião para manifestar apoio às ações que estão sendo desenvolvidas na cidade e zona rural. Dentre elas, a desobstrução de áreas de preservação permanente, no Parque Guimarães Rosa, onde foram derrubados muros que invadiam áreas verdes. A ação deve prosseguir nos próximos dias, utilizando operários e máquinas pesadas, visando atender aos anseios populares e coibindo infratores que tentam tirar proveito da coisa pública, em prejuízo do meio ambiente.