Está sendo realizado nesta sexta-feira (14 de junho) uma programação, gratuita, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre esse tipo de violência. As atividades será na Praça Doutor Carlos Versiani, a partir das 8h.
De acordo com os organizadores, várias ações serão feitas ao longo do dia, como exames oftalmológicos, audiometria, glicemia capilar, além da triagem de PSA destinado aos homens para a prevenção do câncer de próstata; a programação segue até às 12h.
Durante o evento, idosos que fazem parte de Grupos da Terceira Idade mantidos pelos CRAS municipais farão diversas apresentações artísticas. haverá ainda aulas de ginástica, realizado em parceria com o Sesc, apresentação artística, panfletagem e distribuição da cartilha do Estatuto do Idoso.
Esse evento faz parte de uma série de ações realizadas pela Coordenadoria do Idoso visando a melhoria na qualidade de vida dos idosos de Montes Claros. A Coordenadoria beneficia anualmente, em média, 11 mil idosos, através da prestação de diversos serviços.
Violência contra idosos
Um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, feito em 2018, revelou que o serviço de atendimento “Disque 100 – Disque Direitos Humanos” recebeu 37.454 denúncias de violações contra idosos em todo o país, sendo que a maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) ou netos (7,8%).