Candidatos têm até esta sexta para se inscrever no ProUni

Quem fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e busca uma vaga na faculdade privada com bolsa de estudo tem até esta sexta-feira, 14, para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019.2. As oportunidades para o segundo semestre do ano são de 169.226 vagas em 33.830 cursos. Para se candidatar é preciso acessar a página do programa até as 23h59 de hoje.

Além do Enem é preciso atender algumas outras exigências, como: ter renda familiar máxima de três salários mínimos; ter estudado o ensino médio em escola pública ou ter estudando o ensino médio em escola particular com bolsa integral da instituição; ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação do Enem;

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

 As bolsas também são voltadas para pessoas com deficiência e professores no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. No caso dos professores as bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura.

Nota de corte

Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte, que é a menor para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Calendário Prouni 2019.2

  • 11 a 14 de junho: inscrições
  • 18 de junho: resultados dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada
  • 18 a 25 de junho: comprovação das informações
  • 2 de julho: resultado dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada
  • 2 a 8 de julho: comprovação das informações
  • 18 de julho: lista de espera