Ao assumir a direção administrativa do Hospital Municipal de Januária (HMJ) há cerca de 2 meses, Jailton Xavier tinha como meta principal completar a escala médica do Pronto Socorro, após cumprir esse objetivo e melhorar o atendimento à população, não apenas na porta de entrada do hospital, mas em toda a instituição motivando o envolvimento de todos os colaboradores, passou a trabalhar para ampliação e implantação dos processos de gestão hospitalar, como elaboração de fluxos de trabalho, procedimentos operacional padrão (POPs) junto com as comissões e a equipe técnica. Entretanto uma das reivindicações que também necessitava urgentemente ser trabalhada era a melhoria dos equipamentos da instituição, como a aquisição de uma autoclave para CME e uma secadeira nova para lavanderia.
A central de Material Esterilizado (CME) é considerada por muitos especialistas em gestão em saúde e por analistas técnicos da área como o “coração” de um hospital, sem esse setor, ou com esse setor funcionando “meia boca” como se diz no ditado popular, todos os outros serviços dentro do hospital que necessitam da CME estariam comprometidos, pois dependem dos materiais que são limpos e esterilizados neste setor. Assim um equipamento fundamental dentro da CME é a Autoclave, que em suma é um aparelho que utiliza vapor de água sob pressão para esterilizar instrumentos. O equipamento antigo já não dava conta da demanda que hoje existe no hospital.
Ontem nossa reportagem visitou a CME do HMJ e o diretor Jailton Xavier nos apresentou uma autoclave nova que conseguiu viabilizar em parceria com a Cemig através do Projeto Hospitais Autoclaves, este projeto contribui para a redução do desperdício de energia na área da saúde, através da substituição de autoclave (aparelho de esterilização) obsoleta nos hospitais públicos do Estado de Minas Gerais. As autoclaves substituídas pela Cemig são de alto rendimento e performance e executam as mesmas funções com tempo reduzido trazendo uma grande economia no consumo de energia elétrica, com previsão de redução no consume de energia em torno de 30%. Também será instalada ainda uma secadeira nova.
Em dois meses de atuação e com um novo modelo de gestão hospitalar voltado para a valorização dos colaboradores com objetivo de oferecer atendimento de qualidade para população, novo diretor Jailton Xavier juntamento com equipe de trabalho do hospital, com apoio do Secretário Deyvison Diaz e do prefeito Marcelo Félix (PSB), tem conseguido apresentar resultados que apontam para liberação iminente do Alvará Sanitário de Funcionamento por parte da Vigilância Sanitária.
Por: Ricardo Soares