Ação que visa intensificar a prevenção à meningite, ao sarampo e a catapora é realizada em Montes Claros

Foto Fábio Marçal/Ascom Prefeitura

A partir desta segunda-feira (10 e junho) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, está promovendo uma ação nas creches municipais e Cemei’s para intensificar a prevenção à meningite, ao sarampo e ao varicela (catapora). Agentes de saúde irão para as unidades de ensino do município com o objetivo de conferir as carteirinhas de vacinação e dar orientações sobre as imunizações, visando manter a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde.

Dulce Pimenta, secretária municipal de Saúde, destaca a importância da atividade de conferência do cartão de vacinação. “Vamos acompanhar de perto como está a vacinação das nossas crianças. Entendemos que essa é a melhor forma de prevenir a contaminação, pois essas doenças são sérias, podem se agravar e levar ao óbito. Além da vacinação, vamos orientar os alunos que uma boa forma de prevenção dessas doenças são cuidados como higienização das mãos, espirrar ou tossir cobrindo a boca, evitar locais aglomerados, e não enviar crianças com febre para a escola”, explicou.

Jaceilde Nunes, enfermeira e Referência Técnica em Imunização, explica que “essa estratégia foi idealizada por causa da varicela, visto que a segunda dose foi incluída no calendário em 2018 e muitos pais não têm conhecimento dessa informação. Não haverá foco em nenhuma vacina, mas na atualização da caderneta de todas as crianças da educação infantil”.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a SMS imunizou 77,35% da população de crianças com idade inferior a seis anos. No total, o município atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, com mais de 95% de vacinação do público-alvo.

As doenças respiratórias ocorrem com maior frequência durante o inverno, já que nesta época do ano a tendência é permanecer em ambientes fechados e aglomerados, o que facilita a disseminação de agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Para se proteger durante a estação mais fria do ano, os médicos orientam deixar os ambientes arejados e evitar a aglomeração de pessoas; evitar exposição ao frio e à fumaça de cigarro; lavar frequentemente as mãos e evitar levá-las aos olhos, boca e nariz; não compartilhar objetos pessoais; ter boa alimentação, com alimentos ricos em vitamina C; manter-se hidratado; e sempre deixar as vacinas em dia.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ocorrer por diversas causas, como lesão física, neoplasias, uso de certos medicamentos, mas em geral ocorre por infecção bacteriana, viral, fungica ou parasitária. A gravidade da meningite e o tratamento diferem dependendo da causa. As meningites bacterianas e virais são preocupantes do ponto de vista de saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e pelo potencial de produzir surtos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina SCR-tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Montes Claros