Projeto que pretende oferecer qualificação profissional aos jovens que cumprem medidas socioeducativas e encaminhá-los para o mercado de trabalho, está sendo desenvolvido em Montes Claros em parceria com vários órgãos municipais e estaduais.
A primeira reunião para apresentação do projeto foi realizada na última sexta-feira (31 de maio) e contou com a presença de representantes do Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Secretaria de Assistência Social, Instituição Divina Providência além da diretoria da Unidade Sócio Educativa de Montes Claros.
O diretor da Diretoria de Formação Profissional, Cultura e Esporte da Secretaria de Segurança Pública do Governo de Minas, Cláudio Tourinho, ressalta a necessidade do trabalho de qualificação realizado com os jovens e a busca de parceiros.
“A unidade já realiza semanalmente esse trabalho de qualificação profissional com os assistidos, mas queremos buscar mais parceiros para o projeto. Alguns órgãos já mostraram interesse, como a instituição Divina Providência que vai ministrar cursos para os jovens que precisam desse conhecimento para ingressarem no mercado”, destacou o diretor.
Dentro do trabalho a ser realizado na unidade, os jovens vão receber treinamento de como criar um currículo, haverá simulação de entrevista de emprego, trabalhos com relação a cidadania, além do fomento ao empreendedorismo.
Segundo Tourinho, atualmente a Unidade Sócio Educativa de Montes Claros atende cerca de 80 jovens. Ainda segundo ele, a principal ideia é que o maior número de empresas da cidade abracem a causa, e em consequência disponibilizem vagas de menores aprendizes para que os assistidos, que estejam aptos, tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho
Os empresários interessados em saber mais sobre o projeto, a organização convida a todos para uma reunião que será realizada no dia 17 de junho às 19h, na sede da CDL, que fica localizada na Avenida Sidney Chaves, Nº 447 no Bairro Edgar Pereira, onde será apresentado e discutido o projeto, além do termo de cooperação interinstitucional que também será disponibilizado.