Três homens de 30, 44 e 60 anos, foram presos em Mocambinho, distrito de Jaíba, por posse ilegal de arma de fogo, sendo que desses dois ainda são suspeitos de fabricar e comercializar as armas.
Segundo a Polícia Militar, após fazerem um levantamento na cidade receberam informações de dois locais onde estariam sendo fabricadas armas de fogo, que estavam sendo utilizadas para práticas de crimes na região.
Com as informações, os militares deslocaram até a casa de um senhor de 60 anos que de acordo com o levantamento da PM teria uma fabrica de armas do tipo “poveira” e que eram comercializadas na região do Projeto Jaíba. Ao perceber a chegada da viatura o suspeito jogou uma espingarda cartucheira calibre 28 em um mato próximo de casa, porém os militares conseguiram ver toda ação.
Ao ser questionado sobre a propriedade da espingarda, idoso confirmou que era dele, relatando ainda que haveria em um cômodo ao lado da sua casa, onde funcionava sua serralheria, peças para fabricação de espingardas do tipo “poveira”, que foram apreendidas.
Ainda segundo os policiais, dando ao rastreamento, foram até a residência de de um outro homem de 30 anos, onde, segundo informações, também estaria fabricando armas de fogo em sua serralheria localizada na casa da mãe dele no Assentamento Milagres.
No local, os policiais localizaram uma coronha de espingarda, um ferrolho com cano já soldado e quatro munições de espingarda calibre 32. Durante conversa com o suspeito ele disse que no assentamento agrário dos Milagres havia uma coronha e um cano de espingarda, peças estas para montar uma arma de fogo. A guarnição deslocou até o local onde encontrou uma espingarda calibre 22, além de materiais para fabricar mais armas.
O suspeito confessou ainda ter feito a negociação de uma arma com um vizinho, de 44 anos. Os militares deslocaram até a casa dele que foi abordado e confirmou que havia de fato trocado uma ferramenta de trabalho em uma espingarda e apontou em sua residência onde estava guardada a espingarda e a munição. Ele indicou ainda o local onde estava outras duas espingardas.
Os três autores foram presos e conduzidos pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido, sendo que desses, dois ainda são suspeitos de fabricar e comercializar armas de fogo de uso permitido. Todos foram conduzidos para a Delegacia de plantão em Janaúba, juntamente com os materiais apreendidos.