A abertura da Semana do Meio Ambiente em Montes Claros aconteceu nessa segunda-feira (3 de junho) com um plantio de árvores, inclusive mudas de pequi, realizado pelos reeducandos do programa “Para Além das Prisões”; além da construção de um jardim, feita por pessoas em situação de rua que fazem parte do programa “Jardim para Borboletas”, no Parque Cândido Canela.
De acordo com a prefeitura, durante toda a semana haverá várias atividades educativas em escolas, faculdades e universidades. Já nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada a inauguração no Parque Municipal Cândido Canela em Montes Claros. O espaço tem quase 19 mil metros quadrados de área preservada e será o primeiro espaço verde da região do Bairro Canelas.
Um busto do escritor e ex-vereador Cândido Canela, confeccionado pelo artista plástico Gu Ferreira, com a colaboração dos participantes dos programas Para Além das Prisões e Jardim para Borboletas, será instalado no interior do Parque. A escultura tem aproximadamente 2 metros de altura por 1,40 de largura e é feita de material reciclável, nos mesmos moldes da que homenageia o ex-prefeito Antônio Lafetá Rebello, no interior do Parque Municipal Milton Prates.
A inauguração do parque está marcada para o meio-dia, e contará com a participação da banda de música do 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, além de outras atrações musicais e atividades ambientais.