Hospital de Januária inicia capacitações para adequação das normas da vigilância sanitária

Foto: Ricardo Soares/Divulgação

A partir desta quinta-feira (30 de maio) a próxima segunda-feira (3) de junho, uma série de reuniões organizadas pelo secretário de saúde Deyvison Diaz, pelo diretor administrativo Jailton Xavier e pela coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Gabriela Fernandes, serão realizadas para capacitação dos colaboradores da enfermagem, quanto aos novos procedimentos e normas da instituição, além da atualização dos Procedimentos Operacional Padrão da enfermagem (POP). O objetivo é sanar as inconsistências levantadas pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público Estadual para que o seja emitido Alvará Sanitário de Funcionamento para o Hospital.

Na manhã desta quinta-feira, foram capacitados os profissionais da enfermagem da clínica médica, já na parte da tarde foi a vez da equipe da pediatria, amanhã (31) a maternidade e no dia 3 de junho a equipe do pronto socorro. No início do mês de junho os enfermeiros Fabrício Quadros e Vanessa Andrade, juntamente com a coordenadora de enfermagem darão continuidade às reuniões e iniciarão as capacitações referentes aos POPs para toda equipe de enfermagem do hospital.

Um dos enfermeiros que participou da reunião ressaltou a importância da união entre a equipe, tanto para o bom andamento dos processos dentro da instituição como para uma melhor prestação de serviços para os usuários, além de tornar o clima mais agradável de se trabalhar, onde cada colega torna-se um verdadeiro parceiro um do outro.

Nesta primeira reunião foi possível ter uma noção de como serão as demais, a equipe da clínica médica mostrou todo seu entusiasmo e se comprometeram a trabalharem unidos junto à coordenação e direção do hospital a fim de sanar todas as demandas. Foi pontuado pela coordenadora o papel de cada um neste processo de transformação e resolução dessas demandas e ressaltou, a parte que tange a enfermagem no relatório da Vigilância Sanitária depende, em grande parte, do esforço de cada um, uma vez que poucas foram as inconsistências apontadas no relatório a cerca da enfermagem.

Durante a visita da Vigilância Sanitária foi, inclusive, pontuado verbalmente pela técnica do estado sobre a evolução que a enfermagem teve no hospital com a organização das comissões, por exemplo, que em outras visitas não tinham sido percebido tal organização.

Por: Ricardo Soares