A Prefeitura de Montes Claros realizou neste sábado, (25 de maio), o encerramento das ações do Maio Amarelo 2019. As atividades foram desenvolvidas durante todo o mês para incentivar um comportamento mais consciente no trânsito. Para finalizar as atividades, diversos parceiros simularam um acidente entre um trem e um carro na linha férrea que corta o Bairro São Judas. Com o objetivo de alertar a população, o choque entre os dois veículos mostrou as consequências reais dos acidentes que podem ocorrer nos cruzamentos com a linha férrea.
Durante todo o mês de maio, atividades como panfletagem, blitzes educativas e palestras foram promovidas em diversas regiões da cidade. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), José Wilson Guimarães, “me surpreendeu o número de participantes e colaboradores, que ficou bem acima de 2018. Através disso pudemos chegar em outras partes da cidade que até então não tínhamos atingido, levando sempre uma mensagem de alerta sobre os riscos e os cuidados a serem adotados no trânsito”.
De acordo com dados do Samu Macro Norte, no ano de 2018 foram atendidas 3.072 ocorrências de acidentes de trânsito em Montes Claros. Deste total, 1.998 acidentes envolveram motocicletas, 560 envolveram carros e 274 foram com bicicletas. Além disso, foram prestados 240 atendimentos envolvendo atropelamentos.
Em 2019 as ações do Maio Amarelo tiveram o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Para desenvolver as ações durante todo o mês, foram parceiras da Prefeitura as seguintes instituições: Corpo de Bombeiros; Samu; Polícia Militar; Exército Brasileiro; Departamento de Estradas de Rodagem-MG; Câmara Municipal; Polícia Rodoviária Federal; Sindicato dos Rodoviários de Montes Claros e VLI.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de debater propostas de segurança por um trânsito melhor. As atividades surgiram no dia 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A partir disso, o mês de maio se tornou referência mundial para a realização das ações em todo o mundo.
Fonte: Ascom Prefeitura de Montes Claros