Cerca de 220 servidores municipais da cidade de Capitão Enéas, no Norte de Minas, voltarão ao trabalho nesta sexta-feira (24 de maio), após uma paralisação que durou 48 horas. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade, Juliana Rocha, a decisão foi tomada após uma reunião realizada na manhã desta quinta (23) na qual a administração pública se comprometeu a pagar a recomposição salarial para todos os servidores efetivos.
“Depois de um longo dia de negociações o Sindicato dos Servidores Públicos assinou um acordo com a Prefeitura de Capitão Enéas, acho que a primeira vez na história do município que isso acontece, e eles se comprometeram a pagar a recomposição salarial para todos os servidores efetivos e não punir aqueles que ficaram paralisados ontem e hoje”, explica a presidente.
Segundo Juliana Rocha, dentre as reivindicações, os grevistas pediram o reajustamento salarial e a criação de um plano de cargos e salários. O pedido inicial dos servidores é que o município realize um reajuste de 28%, sendo que desses 14% seriam imediatamente e os outros 14% no final do ano, mas de acordo com a presidente o prefeito teria negado o pedido alegando não ter condições financeiras para pagar o valor requerido.
Durante a reunião, a proposta apresentada para os representantes da categoria foi de um projeto de lei que será encaminhado para a Câmara de Vereadores até o dia 30 de julho com um reajuste salarial de 25%.
“Nós iremos retomar nossas atividades normalmente, a saúde, educação, limpeza. Voltamos aos postos de trabalho com a expectativa de que um projeto de lei com reajuste real de 25% seja encaminhado para Câmara de Vereadores até o dia 30 de julho para que os funcionários tenham este ganho real ainda neste ano” destaca Juliana.