Em média, um recrutador demora de 6 a 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista. É o que revela pesquisa realizada pela empresa de recrutamento online Catho. De acordo com levantamento realizado com mais de 400 recrutadores, experiência profissional, objetivos e dados de contato estão entre as informações mais observadas e sempre citadas como primordiais no preenchimento do documento.
Não menos importante do que as informações mais observadas, um currículo também precisa conter aptidões técnicas que são utilizadas para avaliar o candidato sobre suas habilidades e competências profissionais. Tudo isso, precisa ser informado de forma objetiva e bem organizada.
A pesquisa também observou que, em uma primeira avaliação, o profissional que recebe cerca de 100 currículos analisa, em média, 15 com maior critério e cautela. Dos 400 recrutadores entrevistados, a maior parte – o equivalente a 57% – leva até 29 segundos para avaliar os documentos.
*Leia mais: O que não colocar no currículo
*Leia mais:Como construir um bom currículo ainda na graduação
Os recrutadores ainda apontaram as informações que não podem faltar na construção de um currículo: experiência profissional (80%), formações e/ou cursos complementares (60%), cargo e/ou área pretendida (60%), objetivo profissional (50%) e conhecimento em outros idiomas (24%).
Fonte: Agência Educa Mais Brasil