Santa Rosa de Lima, uma pequena comunidade com pouco mais de 2.500 habitantes, pertencente ao município de Montes Claros, inaugura neste sábado (11 de maio), a 1ª fabriqueta de roupas do distrito. O investimento na comunidade só foi possível, graças a uma emenda parlamentar, que beneficiou os moradores com 11 máquinas de costura e todos os aparelhos necessários para realizarem os trabalhos.
O projeto foi desenvolvido pelo Conselho de Desenvolvimento Santa Rosa de Lima, que é uma cooperativa formada na sua maioria por mulheres da comunidade, mas aberto para a participação de todos moradores. Ao todo são 250 associados. O objetivo da ação é investir na geração de emprego para o população, que em sua maioria são pessoas carentes.
De acordo com o presidente da comunidade, Luiz Fábio Gonçalves, projeto auxiliará na geração de renda e desenvolvimento da comunidade. “Será uma oportunidade para que as pessoas da comunidade possam desenvolver alguma atividade. Muitas mulheres tem vontade de trabalhar para ajudar em casa e com essas máquinas de costura poderão trabalhar e ter a própria renda”, destacou Luís Fábio.
A princípio, os interessados farão cursos de preparação para conhecer o maquinário e para aperfeiçoar o trabalho de corte e costura. A proposta é produzir confecções que possam ser vendidas para além do Norte de Minas. Fabio ainda destaca que outro objetivo é o compartilhamento de experiência e também a capacitação e a formação de novos profissionais.
“Muitas pessoas já sabem costurar e já trabalham por conta própria, mas para ajudar principalmente aqueles que não sabem e tem vontade de aprender, vamos correr atrás de um curso profissionalizante para atender e beneficiar a todos”, enfatiza.