Para quem quer dar um upgrade no seu negócio ou tirar do papel aquela ideia que está engavetada há algum tempo, a dica é participar do curso Bootcamp – Empreendedorismo em Ação, que será ministrado pelo Sebrae Minas em Montes Claros, entre os dias 14 e 16 de maio, de 8h às 18h. O termo “bootcamp” tem origem americana e era utilizado em treinamentos militares de alta intensidade, em que valores como motivação, superação, foco e persistência são carros-chefes. Atualmente, o conceito é aplicado ao ambiente da gestão e do empreendedorismo.
Os interessados em redesenhar o modelo de negócio e ao mesmo tempo desenvolver uma postura mais empreendedora podem se inscrever pelos telefones 0800 570 800 e (38) 3224 7350, ou pessoalmente, no ponto de atendimento do Sebrae. A capacitação será realizada no Cepeage, localizado na Rua Paris, Nº 240, no Bairro Ibituruna.
“O BootCamp trabalha desde a ideia até a materialização de um negócio. Durante três dias, os participantes têm acesso a todas as ferramentas de gestão necessárias para que eles tirem a ideia do papel e a coloque em prática. É uma oportunidade para experimentar e testar uma ideia. Mais do que falar é fazer, por isso, é chamado de empreendedorismo em ação”, explica o analista do Sebrae Minas Gilmar Chagas.
Um exemplo de como a capacitação pode mudar a forma de administrar o negócio é compartilhado pela empresária do setor da beleza Núcia Lopes, proprietária da Acasa Estética e Saúde, que fez o curso no ano passado. “O BootCamp fez a diferença no meu negócio. O curso nos leva a vivenciar e a enxergar o funcionamento de todas as áreas da empresa e a identificar de forma prática onde e como eu tenho que mudar. Eu, praticamente, reconstruí meu negócio por meio das ações vivenciadas no curso. Posso dizer que o meu negócio deslanchou”, conta.
Confira o conteúdo programático para o curso |
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Módulo 1: Mindset Empreendedor
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– Atitudes empreendedoras
– Propósito – Effectutation |
Módulo 2: Cliente e Mercado
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– Empatia
– Desenvolvimento de clientes – Segmentação de mercado – Técnicas de entrevistas e observação – Construção de personas |
Módulo 3: Problema e Solução
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– Tarefas funcionais e emocionais do cliente
– Lean statup – Validação de problemas |
Módulo 4: Prototipagem e Mínimo Produto Viável
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– Tipos de protótipos
– Mínimo Produto Viável – Validação da solução |
Módulo 5: Canais, Vendas e Modelos Financeiros
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– Canais de distribuição e comunicação
– Estratégias de vendas – Fontes de receita – Estrutura de custos |
Módulo 6: Lean Canvas, Storytelling e Pitch
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– Métricas chaves do negócio
– Vantagens competitivas – Storytelling e pitch – Lean Canvas |