Instituições fazem 1ª reunião de segurança pública para a 45ª Expomontes

Sociedade Rural Montes Claros / Divulgação

Foi realizada, nesta quarta-feira (08 de maio), a primeira reunião do Comitê de Segurança Pública da 45ª Expomontes, na sede da 11ª RISP e contou com a participação de integrantes da Polícia Militar e Bombeiros, representantes da Sociedade Rural, Exército e da VLI, das Secretarias de Cultura, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros e da MCTRANS e do Ministério Público.

De acordo com o Comandante da 11ª RPM, Coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, “quem planeja tem condições de fazer um evento com mais sucesso. A PM já fez uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2018 e este primeiro encontro é o ‘norte’ a ser seguido. Com pé no chão, mas com muita dedicação, a Exposição será de qualidade”, abriu a sessão de trabalho.

O Comitê existe desde 2013 e a cada edição há redimensionamento da segurança, aplicando conceitos da PM. Para o Tenente-Coronel Rômulo Gonçalves, a festa é a mais esperada de toda a região. Por isso, há um cuidado especial onde são analisados detalhes, como o bem-estar da população, deslocamentos, pré e pós-evento.

Cai índice de criminalidade

Chefe da Seção de Planejamento da PM, o Major Welington Mourão, apresentou a redução dos índices, se comparados entre 2017 e 2018.

“A queda foi de 52% dentro do parque e em todas ocorrências houve uma resposta imediata da Polícia. Em áreas mais distantes da festa foram desenvolvidas ações operacionais decorrentes do impacto da Exposição. Fora da área do Parque também houve registro de 54,55% nos crimes. Para que haja um menor impacto listamos ações exitosas [uma delas é a efetiva ação em conjunto das forças militares] e propomos ainda novos formatos, como o aumento de câmeras de segurança”, anunciou o Militar.

GT Segurança

Para tratar todos os assuntos referentes a segurança foram divididos grupos de trabalho para a promoção de uma reunião final, em junho, seguida da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta que orienta os organizadores e produtores do evento.

Novo formato interno

A Sociedade Rural é a organizadora do evento e o Diretor Financeiro, Norberto Assis, relatou as mudanças do layout da Feira.

“Para ofertar mais segurança aos expositores, convidados e autoridades, mudamos o estacionamento de lugar. A Praça Fernando Rebello será destinado aos veículos. O Parquinho ficará próximo ao Centro de Eventos. Os bares ficarão de frente a arena gramada e ao palco e os estandes agropecuários irão para parte de trás do palco.

O diretor jurídico da Rural, Renato Alencar, enaltece a importância deste planejamento, visto que a Expomontes é de grande magnitude e movimenta toda região. Para ele, o comitê possibilita que seja feita uma avaliação das ações.

3 de julho – Aniversário de Montes Claros 

O Dia do aniversário de Montes Claros terá um planejamento à parte e  será desenvolvido a partir dos estudos da PM devido à mudança dos espaços no Parque.

Expomontes

A Exposição Agropecuária é realizada de 28 de junho 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, movimenta, cerca de R$350 milhões e tem previsão de 400 mil pessoas nos dez dias, gerando cerca de quatro mil postos de trabalhos. Fomenta comércio, turismo, negócios e agropecuária regional, carro-chefe de toda Feira.

Grade de Shows

Os shows ficam sob a responsabilidade da Cia Promoções. Anitta e Skank se apresentam no dia 29 de junho; já no dia 30, tem Raça Negra e Ferrugem; no dia 1º tem noite católica de louvor com o Padre Ivan; no dia 02 de julho, tem Zé Neto E Cristiano e Diego e Vitor Hugo; no dia 05, Dennis DJ e Felipe Araújo; e no dia 07 Mano Walter e Léo Santana. Os passaportes já estão à venda na sede dos Shoppings Montes Claros e Ibituruna, além de comissionários.

Fonte: Ascom da Sociedade Rural Montes Claros