Foram inauguradas na última quarta-feira (1º) no Parque Municipal Milton Prates, duas importantes obras de arte, feitas pelos artistas Roberto Marques e Gu Ferreira, em homenagem aos catopês, marujos e caboclinhos e ao ex-prefeito Antônio Lafetá Rebello (Toninho Rebello).
A escultura de autoria do artista Roberto Marques foi entalhada num tronco de madeira de quase três metros de altura, e retrata a miscigenação de nosso povo. Apelidada de “A gosto”, numa alusão às Festas de Agosto e aos catopês, marujos e caboclinhos, mostra as três matrizes étnicas formadoras da identidade do povo tupiniquim, basicamente: o colonizador branco (os portugueses), os índios, e os negros africanos.
A segunda, feita pelo artista Gu Ferreira, retrata o ex-prefeito Antônio Lafetá Rebello, através de um busto feito de material reciclável. Trata-se de um significativo reconhecimento da importância do político para o desenvolvimento e progresso de Montes Claros e, consequentemente, do Norte de Minas, já que a cidade é referência regional.
A obra tem dois metros de altura por 1,40 de largura. Foi feita com a colaboração dos reeducandos dos programas Para Além das Prisões e Jardim para as Borboletas. O prefeito Humberto Souto lembrou a importância de Toninho Rebello, que foi um político sério, visionário e progressista, e das Festas de Agosto, que são as mais antigas e tradicionais de Montes Claros, deixando as ruas repletas de religiosidade e cultura, onde os catopês, marujos e caboclinhos se encontram para contar uma história secular.
Lorena Rebello, neta de Toninho, destacou que a família ficou muito honrada com a homenagem e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo seu avô em prol do “engrandecimento da cidade. Ele se preocupava com o bem-estar da população, a natureza, o verde. Se preocupou sempre com o bem público”.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, “estas ações só estão sendo realizadas graças à ousadia do prefeito Humberto Souto, que contratou os artistas Gu Ferreira e Roberto Marques para embelezar a cidade e para qualificar profissionalmente os reeducandos do sistema semiaberto e as pessoas em situação de rua, através dos programas Para Além das Prisões e Jardim para as Borboletas”.
Fonte: Ascom Prefeitura de Montes Claros