Um espetáculo baseado em contos populares do Vale do Jequitinhonha. Esta é a temática de uma peça teatral que o “Grupo Tuia” apresentará nesta sexta-feira (3), na inauguração do Quintal Cultural na Biblioteca Comunitária em Pirapora, no Norte de Minas. “De chapéu e Coração”, é encenado pelos atores, Antônio Meira e Ariã Santana, junto a músicos convidados da biblioteca.
De acordo com o coordenador da biblioteca e produtor do evento, Rafael Oliveira, a apresentação, que funcionará como a inauguração do espaço cultural comunitário, é uma forma de atrair novos públicos para o local.
“A apresentação será a inauguração do “Quintal Cultural na Biblioteca Comunitária”, que é mais uma forma de atrair novos públicos e realizar eventos para a manutenção do projeto. Mensalmente traremos novos eventos teatrais, musicais, saraus, exposições de artes, lançamentos de livros entre outros”, enfatizou o coordenador.
O evento acontecerá na cidade em duas sessões nesta sexta-feira (3), sendo a primeira às 18h e a segunda às 20h. Aos interessados, os ingressos estão a venda na Biblioteca Comunitária, na Rua Montes Claros, nº 804, pelo valor de R$ 10.
Sobre o Grupo TUIA
Formado por Ariã Santana e Antônio Meira, o “Grupo TUIA” desenvolve um trabalho artístico e educacional que passa pela linguagem do teatro de rua e palco, da dança, do contar histórias – que engloba histórias orais e de livro -, além das brincadeiras da infância.
A partir desse material de pesquisa, o grupo transforma suas experiências corporais, acadêmicas e artísticas em oficinas, aulas espetáculos, espetáculos teatrais, histórias contadas e brincadas, que abrangem tanto o público infanto-juvenil como o público adulto.
O grupo reside na cidade de São Paulo (SP), onde realiza a montagem de seus trabalhos e de suas vivências artísticas.
Clube Literário Tamboril – Biblioteca Comunitária
O grupo foi criado após perceber a necessidade de se democratizar o acesso e o incentivo à leitura e à fruição artístico-literária para todos da cidade de Pirapora e Buritizeiro. O clube é um coletivo responsável por promover encontros, saraus, lançamentos de livros, exposições.
“A biblioteca é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada por leitores, educadores e artistas que se propuseram a criar uma alternativa para a falta de biblioteca pública na cidade”, explica Rafael Oliveira.
Em destaque de outras bibliotecas comunitárias ou populares é a efetiva participação da comunidade que, por meio de um esforço coletivo, cria e mantém esse espaço cultural para cumprir a função de guardar os livros e de incentivar a leitura, o estudo, a produção literária e científica.