Cerca de 400 kg de alimentos não perecíveis e brinquedos foram arrecadados em uma sessão de cinema solidária realizada na tarde desta quinta-feira (2) em Montes Claros, no Norte de Minas. A ação foi desenvolvida por um colégio da cidade e mobilizou aproximadamente 400 alunos do ensino médio, de turmas de pré-vestibular e pré-concurso.
O filme escolhido a ser assistido e debatido foi “Vingadores Ultimato”, recorde em bilheteria no mundo todo. De acordo com o diretor, Danilo Aguiar, o objetivo da instituição foi propôr uma aula lúdica para os estudantes, além de despertar o espírito solidário.
“Antes mesmo de assistissem, os professores planejaram aulas, na qual foi realizada a exposição sobre o contexto do filme e a associação do enredo com acontecimentos históricos e conteúdos que se relacionados à cultura popular”, explica o professor de redação e diretor, Danilo Aguiar.
Duas salas do Cinemais, no Montes Claros Shopping, foram lotadas pelos alunos, devido a isso, Danilo destaca a importância de se promover aulas interativas, englobando assuntos que fazem parte da realidade dos jovens. “O nosso propósito é poder discutir temas do interesses deles, assuntos que fazem parte do dia-a-dia. Desta forma, queremos instigar-los a lerem, em nossa instituição, por exemplo, temos até uma biblioteca que homenageia Stan Lee, o criador de tantos super-heróis, na qual esses jovens são fãs”, diz.
A exibição do longa também foi acompanhada pela equipe de funcionários e corpo pedagógico do colégio.
Espírito Solidário
Para terem acesso ao cinema, foi necessário que os alunos realizasse a doação de um quilo de alimento não perecível e um brinquedo que serão doados para duas instituições sociais da cidade. Para Ir. Marina Francisco Gardim, diretora do Lar Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, uma das instituições a receber as doações, é imprescindível a participação da sociedade para que organizações da sociedade civil possam aprimorar a oferta dos serviços prestados aos que necessitam.
“O Lar realiza o acolhimento institucional para meninas de dois a 12 anos que são encaminhadas através de determinação judicial devido estarem em situações de violências como física, abandono, ameaça. Aqui na instituição, elas recebem o atendimento integral na área de assistência social, saúde e educação, e por isso precisamos do apoio da sociedade, já que tudo fazemos gera um custo. Receber algo do que estes alunos do colégio arrecadaram é muito importante, porque vai auxiliar para que possamos continuar com o nosso trabalho”, ressalta Marina Gardim.