Escola de Mirabela cria projeto de empreendedorismo que tem como base a produção e venda de sabão ecológico

Foto: Arquivo Pessoal

Despertar o espírito empreendedor dos alunos. Esta é a proposta que a Escola Municipal Eva Ruas Guimarães, de Mirabela no Norte de Minas, está desenvolvendo através do projeto “Pequenos Notáveis no Mundo do Empreendedorismo”, que tem como base a criação e venda de sabão feitos utilizando óleo vegetal usado pelos próprios alunos.

De acordo com a diretora da escola, Telma Ramos, a iniciativa será importante para auxiliar no desenvolvimento empreendedor dos alunos. “Esse trabalho será importante para que os educandos passam desenvolver competência para tomadas de decisões, como planejar, superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios e riscos, além estabelecer metas e aprenderem a trabalhar em equipe”, ressalta Telma.

Ainda de acordo com a diretora, a ação pretende contribuir na formação dos alunos, orientando-os a serem independentes e terem a visão empreendedora independente da realidade social em que se encontram. Acima de tudo, o projeto visa a formação de sujeitos autônomos empreendedores, com uma visão de querer ser alguém na vida e acreditando que são capazes. Nossa escola esta localizada em um bairro carente aqui na cidade, e queremos que eles tenham alguma coisa para fazer, e essa simples criação de uma barra de sabão pode ter um significativo muito grande na vida deles”.

Fases da produção

Cerca de 250 alunos, da educação infantil, ensino fundamental e do Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 44 servidores estão envolvidos na ação que terá durante o desenvolvimento três etapas, sendo a primeira fase, o recolhimento do tradicional óleo vegetal de cozinha usado, que é o ingrediente principal na criação do sabão.

Foto: Arquivo Pessoal

Após recolher o óleo, os alunos iniciarão o processo de produção do sabão ecológico, que contará ainda com o auxílio de algumas mães. Posteriormente os estudantes serão ainda os responsáveis de realizarem a venda do produto em uma feira que será realizada no segundo semestre na instituição.

Os valores que forem arrecadados com a venda dos produtos, ainda não tem um destino final, mas segundo a diretora, é muito provável que serão utilizados para a concretização de uma festa em comemoração ao dia das crianças, no mês de outubro, ou para comprar mais livros e brinquedos pedagógicos.

A diretora Telma Ramos ainda destaca que a comunidade também pode contribuir com o projeto, realizando doações da matéria prima – óleo vegetal – na sede da Escola Municipal Eva Ruas Guimarães que está localizada na Rua Brasil, S/N, no Bairro Bela Vista.

*Estágiario Dihemeson Faria, sob supervisão do editor.