Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Foto: Divulgação / Internet

Até às 25h59 do dia 30 de abril, estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Professores das redes públicas que lecionam no ensino fundamental ou médio podem inscrever suas turmas. A edição deste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo. Realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias (CENPEC), a competição tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita nas escolas do país.

O tema escolhido esse ano foi O lugar onde vivo, o qual reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território. As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal Escrevendo o Futuro e necessitam de alguns cuidados. É necessário que a Secretaria de Educação à qual a escola está vinculada faça a adesão aos termos desta edição da Olimpíada. Em seguida, é preciso que a direção da instituição de ensino autorize o professor a realizar a inscrição.

Após apresentação dos gêneros Poema, Memórias literárias, Artigo de Opinião e Crônicas, os docentes deverão realizar oficinas de produção de texto com os alunos. A partir disso, serão realizadas diversas etapas ao longo da competição até chegar aos 32 vencedores. As escolas devem encaminhar os textos às comissões julgadoras até o dia 19 de agosto.

Além da homenagem a Conceição Evaristo, a edição deste ano conta com diversas novidades. O gênero textual documentário foi inserido para os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. Professores também poderão participar, através do relato de prática da realização das oficinas. Há também novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Agência Educa Mais Brasil