A Sexta-feira da Paixão é o dia em que a igreja recorda a morte de Cristo. Há mais de 20 anos, fiéis da igreja São Geraldo, em Montes Claros, realizam a encenação da Paixão de Cristo. De acordo com uma das organizadoras, Letícia Ignez Félix, o objetivo da representação é recordar o sofrimento de Jesus durante o percurso até o Calvário.
“Nessa encenação que realizamos todos os anos, buscamos levar para a população a importância e o significado de toda a trajetória de sofrimento vivida por Jesus, onde as pessoas participam e acompanham todo o percurso, principalmente a juventude que a cada ano é motivada a se envolverem com a programação.”
A encenação será realizada nesta sexta-feira (19), a partir das 16h30, e neste ano conta com a participação de mais de 80 pessoas, entre atores, músicos, bailarinos e parte técnica.
Ainda de acordo com a organização, o evento é realizado a partir de um mobilização que feita no bairro, onde os fiéis participam auxiliando na organização, ornamentação do espaço, confecção e retoques dos figurinos que muitas vezes vem de doações.
Preparação espiritual
Fazendo o papel de Jesus há nove anos, o construtor Edno Aparecido, conta como se sente honrado e feliz em fazer um papel tão importante e de muita responsabilidade para ele. “É uma emoção muito grande viver os passos da Paixão de Cristo que foi um ser que revolucionou a nação. Para mim, é um papel de muita responsabilidade que por mais que ensaiamos para dar o nosso melhor ainda não é nada em vista do que ele fez por nós. Jesus é um ser divino e de uma maneira ou outra isso interfere na minha vida antes e depois da apresentação”, diz o construtor.
Edno ainda explica como é feita a preparação para a representação e o quanto a igreja está disposta a ajudar para a concretização do evento. “Começamos a ensaiar desde fevereiro com toda a equipe organizadora, para conseguirmos um ótimo resultado. Estamos com um grupo de apoio da igreja e do bairro muito empenhada e jovens participando ativamente da programação. Todos os anos o grupo enfrenta o desafios para encenar os passos de Jesus, mas a cada ano fazemos uma experiência belíssima da providência de Deus, demonstrando o espírito de caridade da comunidade”, concluiu Edno.
Assim como todos os anos, a Via Sacra iniciará dentro da igreja, e em seguida percorrerá as ruas do bairro, por cerca de três quilômetros, em uma apresentação de aproximadamente duas horas.
A expectativa da organização é que neste ano mais de mil pessoas acompanhem a encenação. A igreja onde será realizada a representação fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, n° 2 030, no Bairro Jardim São Geraldo.
Confira algumas imagens da representação de 2018
*Estagiário Dihemeson Faria sob supervisão do Editor.