Associação Presente realiza mutirão de prevenção ao câncer em Montes Claros

Foto: Divulgação / Internet

A Associação Presente realiza na próxima sexta-feira (12), o 9º Mutirão de Prevenção ao Câncer/Diagnóstico Precoce, das 8h às 17h, na Praça Doutor Carlos, Centro de Montes Claros. Nesta edição são esperados um público em torno de 3.000 pessoas durante toda a programação, onde terá a participação de mais de 200 profissionais.

Criado no ano de 2011, o mutirão busca prevenir, conscientizar, promover o acesso da população aos especialistas e garantir a realização dos exames específicos. Em casos de diagnóstico precoce, como já ocorreu em edições anteriores, essas pessoas serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento por médicos e enfermeiros da Associação Presente.

Ano após ano, o evento vem atraindo a participação da população Montes-clarense e de cidades vizinhas, onde esses tem a disposição exames de prevenção ao câncer de boca, mama, próstata, pele e colo do útero.

A enfermeira da Associação, Jaqueline Rodrigues, destaca o quanto o evento será importante para que a população possa buscar orientações e fazerem os exames preventivos totalmente gratuitos.

“Vamos atender cerca de três mil pessoas, e será um momento onde toda a população que em grande parte tem dificuldades em ter acesso aos serviços preventivos e aos especialistas, poderem ir e fazerem os exames que serão gratuitos, e caso confirmado algum caso ainda terão toda a assistência necessária da equipe da Associação”.

A organização ressalta que os atendimentos são realizados em tendas fechadas e climatizadas, e as senha começaram e serem distribuídas a partir das 6h30, sendo o evento destinado para homens e mulheres que atendam os critérios seguintes – Para realização do exame de próstata o paciente deve está a dois dias sem ter mantido relação sexual, e não ter andado de moto, bicicleta ou a cavalo pelo mesmo período.

Para as mulheres que forem fazer o tradicional exame de prevenção, deverão ter entre 25 e 59 anos, também deve está a dois dias sem relações sexuais, não pode está gravida, não ser ser virgem e levar o cartão do sus. Os demais exames são livres para todas as faixas etárias.

*Dihemeson Faria sob supervisão do editor.