Vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros solicitam revisão do contrato de concessão da BR-135

Foto: Mauro Ferreira/ WebTerra

Os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros entregaram, nesta sexta-feira (22), ao Governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), um documento solicitando a revisão do contrato de concessão da BR-135, que liga Montes Claros a cidade de Belo Horizonte.

De acordo a vereadora Maria Helena (PPL) o objetivo do documento é solicitar a redução dos valores que foram definidos para serem cobrados nos pedágios a partir do dia 1º de abril.  “O nosso propósito é pedir que o governador solicite uma revisão nos valores que serão cobrados. Queremos abaixem o preço. Também entendemos que foram instaladas uma quantidade exagerada de barreiras, com o valor cobrado é acima do valor nacional, sendo que nenhuma benfeitoria foi realizada para a população”, descreve.

Os vereadores, durante a visita do governador, questionaram ainda que a região é carente e que necessita de mais investimentos, não de tarifas com valores tão altos.

A proposta deu origem a partir da apresentação e aprovação do Requerimento de autoria do parlamentar, realizada por Oliveira Lega (PPS), que apoiado pelos 23 vereadores, solicitou a interferência de Zema junto a Eco135. Estavam presentes Oliveira Lega (PPS), Dr. Valdivino (MDB), Valdecy Contador (PMN), Idelfonso da Saúde (MDB), Wilton Dias (PHS), Daniel Dias (PCdoB), Maria Helena Lopes (PPL) e o presidenta da Casa, Marcos Nem (PSC).

Pagamento de pedágio a partir do dia 1º de abril

Quem trafega pela BR-135, a principal rodovia no Norte de Minas Gerais, deve se preparar para o pagamento de pedágio a partir do dia 1º de abril. A Eco135 Concessionária de Rodovias S.A., que tem a concessão da via, iniciou os trabalhos em julho de 2018 e, ao longo de nove meses, fez toda a preparação de 374 quilômetros da estrada federal, no trecho entre Curvelo e Montes Claros.

Segundo a empresa, foram investidos R$ 137 milhões nesta primeira etapa de trabalhos, que incluiu limpeza, roçadas, pavimentação para corrigir depressões na pista, troca de sinalização, instalação dos locais de apoio ao usuário (com sanitários, bebedouros), as praças do pedágio em si e toda a infraestrutura necessária para dar início às operações, como pontos de escape, aquisição de ambulâncias e carros da concessionária que vão operar na via.

Segundo a Eco 135, foram aplicadas 84 mil toneladas de asfalto novo, quantidade equivalente a 7 mil caminhões do material. A cobrança do pedágio está prevista no contrato de concessão Setop 004/18, firmado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), com início a zero hora de 1º de abril.

Ao todo são seis praças, em 363,95 quilômetros, para receber os 30 mil veículos que cortam a estrada. Os valores cobrados serão de R$ 3,60 para motocicletas, R$ 7,20 para veículos de passeio e R$ 7,20 para veículos comerciais por eixo. Além de dinheiro em espécie, a concessionária vai disponibilizar o pagamento com cartão de débito.

O contrato de concessão é de 30 anos e, segundo a empresa, neste período serão investidos mais de R$ 1,9 bilhão em obras.

Confira as praças:

Praça 1 – BR-135, Km 399 (Montes Claros)

Praça 2 – BR-135, Km 466 (Bocaiuva)

Praça 3 – BR-135, Km 523 (Buenópolis)

Praça 4 – BR-135, Km 583 (Corinto)

Praça 5 – BR-135, Km 634 (Curvelo)

Praça 6 – LMG-754, Km 25 (Curvelo)