Começou nesta terça-feira (19) a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 2019, o projeto propõe o tema “Discriminação Étnica Racial”, com os sub-temas, “A Desigualdades Socioeconômicas”, “Violências por Motivos Étnicos Raciais” e “Direitos a Identidade e a Diversidade Cultural”.
Durante o primeiro dia das atividades, cerca de 70 jovens participaram do PJ. De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes, a experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo de elaboração de leis e educa para a participação e a cidadania.
“O nosso objetivo é engajar os alunos na discussão de temas como e cidadania, formação política, produção de leis entre outros. O programa simula uma jornada parlamentar; a experiência possibilita a formação de um conceito positivo sobre o Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania”, explica.
O programa da Câmara que simula uma jornada parlamentar na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. Ainda de acordo com a coordenadora ao todo, cerca de mil pessoas, entre estudantes e monitores já participaram do projeto.
O Polo Norte do Parlamento Jovem funciona em Montes Claros, e abrange também os municípios de São João do Paraíso, Ibiracatu, Itacarambi e Janaúba. Atividades seguem até o mês de agosto.
As escolas que se inscreveram, neste ano, no projeto foram a E.E. Professor Alcides de Carvalho; E.E. Professor Hamilton Lopes; E.E. Professora Helena Prates; E.E. Maria Conceição Rodrigues Avelar; E.E. Felício Pereira Araujo e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).