Montes Claros ganhou mais um jardim criado em local antes utilizado para descarte de lixo e entulho. O novo espaço fica nas margens da linha férrea, na avenida São Judas Tadeu, próximo à Igreja. O primeiro jardim do tipo na cidade foi idealizado por Terezinha Leal, e fica localizado entre as ruas Rio Grande do Norte e Dona Tiburtina, no bairro Morrinhos.
A iniciativa de Terezinha despertou a vizinhança para seguir seu exemplo e recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros. Esse tipo de ação colabora para melhorar a qualidade do ar e embelezar áreas que estavam sendo degradadas pelos dejetos.
No jardim do bairro São Judas, idealizado por Jovelina Alves de Brito, estão sendo plantadas 82 mudas de ipê, flamboyant, espirradeiras e outras plantas que já proporcionam um novo visual ao local, antes utilizado para o descarte de dejetos, entulhos e lixo, com prejuízo para os moradores das proximidades e da região. “Antes era comum encontrar insetos e animais peçonhentos neste local”, afirmou a moradora. Ela lembra que era normal “a presença de baratas, escorpiões, ratos e até cobras”, e agradeceu o apoio de voluntários, vizinhos e da Prefeitura.
O comerciante Elias dos Santos e o aposentado José Ramos Catone (Galego) contribuem com o projeto como voluntários. Lembram a importância do plantio das mudas, até mesmo para a melhoria da qualidade de vida. O comerciante disse não importar de ter se ausentado do trabalho para ajudar na idealização do jardim, por saber que a natureza, as pessoas e a região só têm a ganhar com o projeto. Galego se recorda de que há 10 anos já realizou uma ação desta espécie, se orgulhando das grandes árvores plantadas no local.
O ex-corredor Antônio Souza Silva (Tone do Chapéu) é outro voluntário na construção do jardim. Afirma que as pessoas têm que realizar ações semelhantes a esta em outras regiões, para a preservação do meio ambiente e para a melhoria do ar, e destaca que a Administração Municipal está no caminho certo.
A Gerência de Conservação de Praças e Jardins da Prefeitura abriu as covas para o plantio das mudas e preparou os espaços para a colocação de caixas d`água de 500 e 1000 litros para o abastecimento semanal, por parte da Prefeitura. As mudas saíram do viveiro municipal e o projeto promete ter o apoio da iniciativa privada, através de comerciantes do São Judas.
A gerente de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura, Vânia Mota, acompanhou o plantio das mudas e lembrou a importância da parceria feita com moradores e representantes da iniciativa privada. Destacou o apoio do prefeito Humberto Souto e do secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, a todas as ações. “Este é o segundo jardim que está sendo viabilizado e acreditamos que, em breve, outros moradores devem adotar medidas semelhantes”, concluiu a gerente.
Fonte: Prefeitura de Montes Claros