Prefeitura firma acordo de troca de imóveis com a Coteminas para construção da ‘Cidade Administrativa’

Foto: Denise Jorge/ WebTerra

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinou, no fim da manhã desta terça-feira (26), o acordo de desapropriação da antiga fábrica da Coteminas, na Avenida Governador Magalhães Pinto, local onde funcionará a nova sede da prefeitura.

O referido documento, também assinado pelo presidente do Grupo Coteminas, Josué Alencar, define que o município de Montes Claros irá receber o prédio da antiga sede da empresa, totalmente reformado e mobiliado, para abrigar a nova sede da Prefeitura e as secretarias municipais. Em troca, o Grupo receberá alguns terrenos pertencentes ao município e que hoje se encontram ociosos, sem utilidade para a cidade, correndo, inclusive, o risco de invasão.

De acordo com o Humberto Souto, com o acordo selado a prefeitura resolveu uma pendência de mais de R$ 60 milhões com a empresa. “Na gestão anterior foi feito um contrato de compra parcelada da antiga sede da Coteminas mas nenhuma das parcelas da compra foi paga, então a cidade estava devendo  a empresa. Com o acordo que estamos assinando hoje, a dívida deixa de existir”, destaca Humberto.

Segundo o presidente da Coteminas Josué Alencar, o acordo definido irá trazer benefícios aos moradores que utilizam os serviços da prefeitura e destacou ainda que a criação da Cidade Administrativa na antiga fábrica irá eternizar o nome de José Alencar, fundador da empresa.

“Prefeitura vai ganhar um espaço moderno e adequado para o funcionamento das secretarias municipais, além de dar uma destinação nobre para o edifício, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos à população, gerando ainda uma grande economia para a cidade, já que hoje estas secretarias ocupam imóveis alugados, além disso, estamos tendo a oportunidade de eternizar um prédio feito por José Alencar”, concluiu.

Josué Alencar aproveitou ainda a solenidade, para informar que devido ao acordo com a gestão atual, 400 novas vagas de emprego serão geradas na cidade. “Algo importante a destacar é que devido a gestão atual, estamos encorajados em investir na cidade, e devido isso estamos abrindo imediatamente 400 novas vagas de emprego,” disse o presidente.

Em relação ao prédio atual que sedia a prefeitura de Montes Claros, Humberto Souto explicou que ainda não se tem uma decisão formada sobre o que acontecerá com o prédio.

“Poderemos dividir o pessoal, uma parte fica aqui e outra na nova sede, não sabemos o que faremos ainda, poderemos manter algumas secretarias ou mudar tudo para a cidade administrativa, não se tem ainda uma decisão formada. A prioridade no momento é construir uma nova prefeitura sem custo para o povo de Montes Claros”,

Ainda de acordo com Josué Alencar, a previsão é que a nova sede administrativa seja entregue reformada e toda mobiliada para a cidade em sete meses.