Terça-feira (19) é último dia para se proteger da febre amarela para carnaval

Foto: Juranir Badaró/Futura Press/Folhapress

Para que a imunização contra a febre amarela tenha efeito para o período do carnaval, que neste ano será de 2 a 6 de março, a vacinação deve ocorrer nesta terça-feira (19). A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , sobretudo, é para as pessoas que irão viajar para áreas de mata e ribeirinhas, pois a proteção efetiva só ocorre após dez dias.

De acordo com SES-MG, todo o estado tem recomendação da vacina por causa da circulação do vírus. A imunização é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. Pacientes portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

A meta para cobertura vacinal de febre amarela, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é de 95%. Em Minas Gerais, no último balanço realizado pela instituição, apresentou que a cobertura já tinha alcançado 92,71%. Estima-se que cerca de 2,7 milhões de mineiros ainda não foram se vacinar.  Um alto número, se considerarmos que a vacina faz parte do calendário rotineiro de vacinação de Minas Gerais desde 2008, e encontra-se disponível nos postos de saúde de todo o estado, durante todo o ano, segundo o orgão.

Os foliões que não se vacinarem no prazo adequado devem evitar entrar em áreas verdes e devem usar repelentes e roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção, conforme orientação da Secretaria de Saúde.

Cenário da doença em Montes Claros

De acordo com a prefeitura de Montes Claros, no período de monitoramento 2018/2019 até a presente data, não foram registrados casos humanos confirmados de febre amarela silvestre na cidade.

Mas para quem ainda não se imunizou, a vacina é oferecida gratuitamente em todas as salas de vacinação do município. Os interessados poderão se vacinar em horário regular de funcionamento em uma das as 18 salas de vacinação da cidade.

O Ministério da Saúde ainda alerta que no Brasil foram adotados os padrões internacionais da dose única. Ou seja, quem tomou uma dose da vacina da febre amarela em qualquer fase da vida está imunizado pelo resto da vida, e não precisam do reforço.

 Febre Amarela

Ainda de acordo com o Ministerio da Saúde, a febre amarela é classificada como uma doença infecciosa grave, que provoca febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Os primeiros sintomas aparecem de 3 a 6 dias depois da infecção. A orientação é buscar um serviço de saúde aos primeiros sinais. Não existe um tratamento específico para febre amarela, apenas sintomático. Os pacientes que necessitarem de hospitalização devem ter uma cuidadosa assistência, permanecendo em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.