Estão abertas as inscrições para o projeto de “Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros” em Montes Claros. São oferecidas 100 vagas para cobradores interessados em iniciar uma nova carreira como motorista profissional. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 21 de março.
De acordo com o SEST SENAT, o objetivo do projeto é possibilitar ao participante mudar a categoria da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de B para D, devido nos últimos anos, várias empresas de transporte terem migrado para a bilhetagem eletrônica, reduzindo as possibilidades de atuação dos cobradores.
Durante o processo, os beneficiados pelo projetos receberam ainda os cursos Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, com duração de 50 horas presenciais, e a Capacitação com Prática de Direção Simulada para Motoristas Profissionais, com duração de 22 horas, ambos promovidos pelas Unidades Operacionais do SEST SENAT.
Ainda de acordo com a instituição, todo treinamento e processo de mudança da categoria da CNH serão totalmente gratuitos para o profissional e para as empresas.
Como participar
Entre as exigências para participar do projeto, estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.
Além disso, de acordo com o órgão, a regularidade do cadastro da empresa junto ao SEST SENAT é fundamental. A empresa onde o candidato trabalha deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo urbano de passageiros.
Para mais informações acesse o edital.