Quatro crianças, com idades entre 5 e 8 anos, ficaram presas nesse domingo (17), por cerca de 30 minutos, no elevador de um prédio no Bairro Ibituruna, em Montes Claros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles foram foram acionados para a ocorrência e realizaram o resgate das crianças sem ferimentos. Ainda de acordo como o órgão, uma falha de energia pode ter provocado uma pane no sistema do elevador que ficou travado à altura do 8º andar. (Veja o vídeo).
Os militares ainda informaram que foram utilizadas técnicas de salvamento em elevadores e equipamentos específicos para este tipo de operação. O bombeiro Welberte Araújo, ainda destaca que o resgate de pessoas presas em elevadores não deve ser feito por zeladores nem porteiros e sempre acionar o Corpo de Bombeiros.
“O resgate não deve ser feito por zeladores nem porteiros. Ambos não são habilitados a fazer tal procedimento. Mesmo com o elevador desligado, os riscos de acidentes são altos. Os funcionários do edifício e síndicos devem acionar a segurança e o Corpo de Bombeiros e conversar com os passageiros que estão presos, mantendo-os informados até a chegada do resgate”, explica Welberte Araújo.
Após serem resgatadas, as crianças não precisaram ser levadas ao hospital e ficaram sob os cuidados dos responsáveis.