Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). São disponibilizadas seis vagas para o cargo de monitor e quatro para as escolas públicas ou privadas; o projeto em 2019 propõe o tema “Discriminação Étnico Racial”.
Candidatos a monitores devem se inscrever até a próxima segunda (18) e as escolas que querem sediar o Parlamento Jovem têm até o dia 22 para realizarem a inscrição. De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes, o programa de formação política é voltado aos estudantes do ensino médio.
“O nosso objetivo é engajar os alunos na discussão de temas como e cidadania, formação política, produção de leis entre outros. O programa simula uma jornada parlamentar; a experiência possibilita a formação de um conceito positivo sobre o Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.”
Ainda de acordo com a coordenadora ao todo, cerca de mil pessoas, entre estudantes e monitores já participaram do projeto. O Polo Norte do Parlamento Jovem funciona em Montes Claros, e abrange também os municípios de São João do Paraíso, Ibiracatu, Itacarambi e Janaúba.
O projeto, que chega à 10ª edição, teve o tema definido para esta edição: Discriminação Étnica Racial, com os sub-temas, “A Desigualdades Socioeconômicas”, “Violências Por Motivos Étnicos Raciais” e “Direitos a Identidade e a Diversidade Cultural.” Cristiane Nunes explica a importância de tratar esses temas com os jovens.
“Os temas definidos foram determinados pelos estudantes que participaram da edição passada. Percebemos que o assunto é alvo de muita discussões. É imprescindíveis abordar esses assuntos com os jovens para que tenhamos cidadãos conscientes e participativos. Além disso, destaco que o projeto valoriza o lugar de fala, ou seja, monitores e alunos negros, por exemplo, terão a oportunidade de falar sobre a realidade que convivem diariamente, a voz dessas pessoas serão ouvidas pela Câmara que pode, propor projetos inspirados nas discussões e propostas deles”, considera a coordenadora.
Inscrições
Os monitores e escolas que têm interesse de participar do Parlamento Jovem devem entrar em contato pelos telefones (38) 3690-5400, (38)3690-5444, ou pelo e-mail escolalegislativomoc@hotmail.com.
Serão duas etapas de cadastramento. A primeira é referente aos monitores que terão até o dia 18 de fevereiro para se inscreverem. Eles devem ter formação em ciências sociais, história, direito ou filosofia ou cursar uma das áreas. Ex-aluno do PJ também pode ser monitor. Já para as escolas serão selecionadas quatro instituições de Montes Claros e elas poderão se inscrever até o dia 22 de fevereiro.