Sessão Azul de cinema será realizada para crianças autistas em Montes Claros

Anderson Cardoso, a esposa Carol e a filha Isabel ( Arquivo Pessoal)

Pela primeira vez, o Pedro Bernado, de 5 anos, vai assistir um filme infantil em uma sala de um cinema neste sábado (16) em um shopping da cidade de Montes Claros. A Sessão Azul  exibirá gratuitamente o filme “Uma Aventura Lego 2” em uma sala adaptada para receber crianças autistas e seus familiares.

 A Técnica em Segurança do Trabalho Amauana Francisca da Silva, mãe do Pedro, explica que já havia tentado levar o filho ao cinema, mas devido o ambiente ser muito escuro e o som muito alto, tiveram que sair da sala ainda no inicio do filme.

Amauana Francisca e o filho Pedro Bernado. (Arquivo Pessoal)

“Eu quero muito levar ele. Eu já até tentei levá-lo uma vez, por ele gosta muito de filmes, mas ele não adaptou e ficou pouco tempo na sala. Ele tem medo de escuro, então quando apagaram as luzes ele ficou muito incomodado e agitado e, não conseguia prestar atenção no filme. É um ambiente diferente do que ele está acostumado, uma sala muito grande, gelada e escura. Mas se eu tiver a oportunidade de levar ele em um ambiente adaptado eu acredito que ele vai gostar muito”, conta Amauana Francisca

De acordo com a assessoria do shopping onde ocorrerá a exibição do filme a estrutura da sala será adaptada com ambiente a meia-luz, som mais baixo e será liberado o fluxo de alimentos no interior da sala. Amauana Francisca ainda acredita que projetos, como a Sessão Azul, podem auxiliar crianças autistas na interação com outras pessoas.

“É muito importante por poder proporcionar para o meu filho um ambiente mais agradável e ainda assim, proporcionar a ele a chance de interagir e com outras crianças, já que sabemos a grande dificuldade que as crianças com autismo tem para se socializar, meu filho mesmo, não tem amigos, ainda”, diz.

A sessão de cinema será gratuita, necessitando apenas ser realizada a inscrição no site do projeto a partir das 20h dessa terça-feira (12).

De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do projeto é que as sessões adaptadas possibilitem a adaptação das crianças neste espaço cultural, para que ao longo do tempo estas crianças e seus familiares venham a frequentar as sessões regulares.

O psicomotricista Anderson Cardoso, tem uma filha de 10 anos que é autista, e ressalta a importância da criação desses espaços de socialização e adaptação.

Anderson Cardoso, a esposa Carol e a filha Isabel. ( Arquivo Pessoal)

“Para as crianças autistas que tem dificuldades de irem ao cinema por causa das características que o ambiente tem, essa sessão especial se torna extremamente importante para a socialização, onde eles podem ficar a vontade e já irem se adaptando ao ambiente do cinema, para futuras idas ao local”,  concluiu o psicomotricista.

Nesta sessão, o filme a ser exibido será Um Aventura Lego 2, reúne os heróis de Bricksburg em uma aventura inédita e repleta de ação para salvar sua adorada cidade. O filme terá início ás 11h, e se limita a quatro indivíduos por família, de forma que mais pessoas possam participar.

O projeto é uma parceria de um shopping da cidade com o Cinemais, a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA), e a Eu Faço Cultura.