Festa Nacional do Pequi começa nesta sexta (1º) em Montes Claros com exposições, shows e concurso gastronômico

Crédito: Fábio Marçal

A prefeitura de Montes Claros irá realizar, entre os dias 1º e 3 de fevereiro, a 28 ª edição da Festa Nacional do Pequi. O evento promete movimentar a cidade com apresentações culturais, exposições, palestras, entre outras manifestações artísticas. O evento será realizado na Praça da Matriz e em espaços integrados como o Centro Cultura Hermes de Paula, Solar dos Sertões e Casa de Augusta.

O escritor e compositor norte-mineiro o Ildeu Braúna é o homenageado do ano. O compositor foi um dos integrantes do Grupo Agreste, que marcou a cena musical da cidade na década de 1970. Braúna faleceu em maio de 2005. A grande homenagem será no sábado, 2, com o espetáculo “Amigos cantam Braúna”.

Além dos shows artísticos, encontros e exposições, o evento também conta com exibição de filmes, seminários e oficinas de artes.  E para o encerramento da edição, o cantor e compositor Téo Azevedo irá trazer as principais atrações da folia de reis de Alto Belo para o palco da Matriz.

 A abertura oficial da Festa do Pequi será na sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Hermes de Paula. E assim como nas outras edições, neste ano também será realizado o tradicional concurso de arroz com pequi.

Concurso Gastronômico

A grande novidade deste ano será a realização do 1º Circuito Gastronômico de Montes Claros, que acontecerá dentro da programação. O evento vai reunir bares e restaurantes que terão a oportunidade de servir pratos elaborados com ingredientes típicos do cerrado.

O circuito terá quatro categorias: Entradas; Prato Principal; Sobremesas; e Bebidas. Cada participante deverá escolher, no ato da inscrição, as categorias desejadas. Poderão participar bares e restaurantes situados na cidade de Montes Claros.

O edital do circuito prevê a obrigatoriedade de alguns ingredientes, tais como pequi, carne de sol, andu, manteiga de garrafa, farinha de mandioca, pimentas da região, queijos, castanhas e licores. Para bebidas, serão permitidos coquinho, umbu, murici, buriti, mangaba, jenipapo, cagaita e pitomba.

Os interessados em participar ainda podem se inscrever até o dia 30 de janeiro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no prédio da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-3300.

Confira a programação completa