Montes Claros se prepara para uma possível epidemia de dengue

Créditos Foto: Rubens Santana

Foi divulgado nesta segunda-feira (21), o resultado do  primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Com um percentual de 5,9%, Montes Claros está com risco eminente de uma epidemia de dengue.

Em outubro de 2018, a cidade registrava um percentual de 3,5 %, que indicava um risco médio para a infestação da doença, tendo um crescimento de 2,4% em menos de quatro meses, a capital  do Norte de Minas se prepara para uma possível epidemia na cidade.

Regiões Alarmantes

O bairro Dona Gregória, localizado na região Sul de Montes Claros, registrou o maior índice, 18,7 %, seguido pelos bairros Jardim São Luiz com 18,5, JK-1 que teve uma média de 18,0% e os bairros Vargem Grande e Vila Mauricéia que registraram 16,6 % cada.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Flamarion Cardoso, o município já vem trabalhando no combate a dengue.

“Já estamos desenvolvendo uma série de atividades desde blitz educativas, passeatas e principalmente a intensificação dos trabalhos de visita domiciliar que já está com cerca de 200 mil residências vistoriadas desde outubro de 2018.”

Ainda segundo Flamarion, será realizado um dia D, afim de promover uma grande coleta em alguns bairros da cidade.

“Na dia 30, a partir das 7h, iremos realizar o dia D de combate a dengue, em algumas regiões prioritárias, partindo do ginásio poliesportivo onde iremos direcionar caminhões para uma coleta nos bairros Maracanã, Grande Delfino, Village do Lago, Independência, Santos Reis, além dos bairros próximos que também serão contemplados”.

Disque Dengue

O disque dengue, é a maneira que os moradores podem acionar, seja para pedir uma vistoria na residência, para fazer uma denúncia e até mesmo para pedir ajuda quando houver caso suspeito de dengue, onde uma equipe será deslocada até o casa do solicitante para fazer a investigação e o encaminhamento dessa vítima para uma unidade de saúde.

Disque Dengue: (38) 2211-4403

Estagiário Dihemeson Faria, sob supervisão do editor.