Projeto recolhe duas toneladas de pilhas e baterias em Montes Claros

Foto de Divulgação

O Projeto Cata-Pilhas e Baterias, coordenado pela Organização Vida Verde  (Ovive), chegou à marca de duas toneladas de material arrecadado. A ação, realizada desde 2013, tem o objetivo de evitar o descarte irregular de pilhas e baterias no meio ambiente.

A destinação inadequada desses objetos pode contaminar água, solo, plantas e animais e, assim, causar sérios danos à saúde da população. Nos últimos dois anos, o projeto ganhou forma e hoje possui 39 pontos de coletas em Montes Claros.

O recolhimento é feito nos quatro cantos da cidade em escolas, igrejas, empresas e lugares com grande aglomeração de pessoas.

De acordo com o presidente da Ovive, Greisson dos Reis, o sucesso da ação acontece graças à colaboração dos parceiros, como o Ministério Público Estadual, Câmara Municipal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos empresários e das instituições locais que abraçaram o projeto.

“Além de potencializar o trabalho, esses parceiros nos dão a possibilidade de obter efetividade e, consequentemente, sucesso na ação”, disse Greisson.

A iniciativa e o conceito da ideia são de autoria do ambientalista Soter Magno. Hoje ele segue apoiando o projeto e afirma estar satisfeito com a marca alcançada e alertou sobre os problemas causados pelo descarte inadequado destes materiais.

“Esse é o primeiro carregamento das pilhas e baterias arrecadadas em Montes Claros. Sem esse trabalho, todo esse material seria descartado no lixo comum. As pilhas e baterias são um problema para a população e trazem um enorme prejuízo à saúde, não somente das pessoas, mas dos animais e também para o meio ambiente”, alertou o ambientalista.

Recicladas

Após serem coletadas, as pilhas e baterias são levadas para São Paulo, onde são recicladas e se tornam produtos novos, prontos para serem utilizados novamente.

Os principais pontos de coleta são o Lojas Bretas, OAB, Câmara Municipal, UFMG, além de 11 igrejas como Rosa Mística, São Norberto e São Judas.

Quem tiver pilhas ou baterias em casa para descartar, basta ir até alguns dos pontos citados. Se é empresário ou possui um espaço com grande fluxo de pessoas e quer ser um ponto coletor, basta ligar para (38) 9162-2284.

Demais instituições e empresas

Fórum, OAB, Santa Casa, Dilson Godinho, Câmara Municipal, Copasa, Cemig, Senai, Sicoob, Lojas Bretas, Somai, Viviane Joias, Shopping Popular, Fundação Fé e Alegria, Sancoop, Condomínio Saint Germaint.

Religiosas

São Norberto, Rosa Mística, São Pedro Apóstolo, Santa Clara, São Francisco, Nª Srª de Montes Claros, São Judas, São Sebastião, Menino Jesus de Praga, São José Carpinteiro, além da Catedral de Montes Claros e Arquidiocese.

Instituições de ensino

UFMG, FACIT, FASA, IFNMG, FUNORTE, UNIMONTES, PITÁGORAS, Marista, Colégio Imaculada, E. E. Nereide Carvalho, E. E. Doutor João Alves.