Imprensa se reúne, neste sábado (15), em 23º Encontro

Cerca de 600 profissionais da imprensa mineira se reunirão, neste sábado (15), para o 23º Encontro da Imprensa. Um momento de confraternizar e celebrar as conquistas de 2018, além de homenagear uma empresa e cinco profissionais. Os escolhidos são Waldemiro Miranda, Girleno Alencar, Gal Bernardo, Paulo Braga e Sebastião Ruas. A empresa é o Hospital de Olhos do Norte de Minas.

“São nomes de expressão que fizeram e fazem história. Reconhecemos a importância de cada escolhido. O momento é de festa, comemoramos as realizações, os sonhos, as conquistas. Um capítulo importante na comunicação norte-mineira. Já foram agraciados Magnus Medeiros, Theodomiro Paulino, Elton Jackson, Luis Carlos Novais, Edgar Pereira, Sebastião Remígio, Célia Caldeira, Gelson Dias, Benedito Said e o nosso querido e saudoso Artur Leite, que nos deixou recentemente”, afirma Aldeci Xavier, presidente da Associação de Profissionais da Imprensa Mineira (APIM).

Estarão no evento, realizado na Quadra de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, reúne profissionais do rádio, impresso, televisão, internet e assessorias, além de autoridades e convidados de veículos como Globo, Record, Estado de Minas, Itatiaia, Educadora, Terra, dentre outros veículos.

Homenageados

Girleno Alencar Soares – Começou na imprensa em 1976 com o Jornal do Colégio Tiradentes. No dia 5 de setembro de 1977 iniciou no Diário de Montes Claros, como revisor, pelas mãos de Reginauro Silva. Em junho de 1979 assumiu no Jornal de Montes Claros, pelas mãos de Waldir Senna e Márcio Antunes, como repórter policial e teve como editor Benedito Said. Em 1981 como repórter policial da Radio Educadora. Artur Leite era o editor à época. No ano de 1985 foi para o Diário de Montes Claros. Criou 15 jornais mensais em cidades do Norte de Minas, como Salinas, Porteirinha, Manga, Janaúba, Engenheiro Navarro, Espinosa, Monte Azul. No ano de 1991 entrou para o Hoje em Dia, onde permaneceu até junho de 2013. É formado em história pela Unimontes e Jornalismo pela Funorte. No ano de 1993 passou a atuar como assessor de imprensa da AMAMS, onde ficou até janeiro de 2009. Retornou em abril de 2017. Atualmente é jornalista político do jornal Gazeta Norte Mineira.

Sebastião Ruas de Andrade -Por 36 anos trabalhou na imprensa montes-clarense, nos jornais de Diário de Montes Claros e Jornal do Norte. Hoje, aposentado, mudou de área de atuação e trabalha na Câmara Municipal de Montes Claros, como assessor parlamentar. Publicou crônicas nos jornais Gazeta do Norte, Jornal de Notícias, atualmente escreve crônicas para a revista a Revista Atual Minas, na Coluna Causos do Interior. Ao longo da trajetória profissional de “Tião, como é chamado, ele foi proprietário de uma pequena editora de jornais onde prestou serviço para prefeituras, indústrias e outros órgãos públicos do Norte de Minas.

Waldemiro da Silva Miranda – Há 34 anos atua como Jornalista na Assessoria de Comunicação e Marketing da Codevasf, em Minas Gerais. Antes de iniciar as ações na estatal, em 1984, trabalhou no extinto Diário de Montes Claros; e, simultaneamente, como editor do Jornal de Francisco Sá e do Jornal A Voz de Bocaiúva.

Gal Bernardo – É graduada em Comunicação Social e Turismo e Hotelaria, pelas Faculdades Funorte e Pitágoras. Tem pós-graduação em Comunicação na Era Digital, Docência do Ensino Superior e Marketing Turístico; mestranda em comunicação audiovisual e multimídia/Ciência da Informação. Apresentadora e editora do Programa Turismo da Tela, Canal 20; Editora de turismo de diversos jornais; gerente de turismo, ferias e eventos da Prefeitura Municipal de Montes Claros, de 2013 a 2016; Diretora de marketing e comunicação do Circuito Turístico Sertão Gerais; atuou na área de consultoria e assessoria; colunista de turismo – Jornal O Norte de Minas, de 2004 a 2018; Colunista de Turismo no site Connect, de 2010 a 20108; atualmente é instrutora de turismo rural do Senar Minas, desde 2014; Blogueira Gal Bernardo – turismo de jornalismo; e coach de desenvolvimento de pessoas, desde 2015.

Paulo Agostinho Pereira Braga – Jornalista e radialista, começou na imprensa em 13 de fevereiro de 1980, no o Jornal de Montes Claros, onde foi revisor ortográfico, repórter, secretário de redação e editor. Atuou em todas as editorias polícia, esportes, cidades, regional e política, entre outras foi editor do Jornal O Gorutuba, em Janaúba; colaborou com a implantação da Rádio Sociedade Gorutubana, primeira emissora de Janaúba; atuou na Rádio Pirapora e TV Rio; foi chefe de redação e editor do Jornal de Notícias de Montes Claros; apresentador do programa O Povo no Rádio, líder de audiência regional nos anos 1.990, na Rádio Educadora de Montes Claros; foi redator, apresentador e editor dos programas Bom Dia Norte de Minas e A Palavra é Sua, na TV Montes Claros, hoje Intertv Grande Minas, afiliada Rede Globo; chefiou a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros, nos anos 1990 foi correspondente da Rádio Inconfidência deBelo Horizonte; foi chefe da assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros de 1997 a 2002; assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa; único jornalista do interior a receber o diploma do Mérito da Constituinte de Minas Gerais, por ter sugerido ao então deputado, Milton Cruz, e trabalhado pela aprovação da emenda que resultou na estadualização da antiga FUNM, que desde então foi transformada em Unimontes e passou a oferecer ensino superior gratuito; marqueteiro vitorioso em campanhas políticas na televisão, rádio, redes sociais e impressos; é o atual Secretário Municipal de Articulação Política e Administração Regional da Prefeitura de Montes Claros, antiga Secretaria de Governo, nomeado pelo prefeito Humberto Souto.

Hospital de Olhos do Norte de Minas – O Hospital de Olhos do Norte de Minas é referencia oftalmológica, na região e no País, Centro oftalmológico especializado. A história de sucesso começou em 1998 quando o médico e empresário, Werthman Vilela, chegou a Montes Claros e, percebeu a necessidade de oferecer à população norte-mineira, um atendimento oftalmológico de excelência.